Categoria Geral  Noticia Atualizada em 14-03-2014

Fundador do Facebook telefona a Obama para reclamar de espionagem
Em sua p�gina pessoal, Mark Zuckerberg disse que governo dos EUA "deveria ser o campe�o da Internet, e n�o uma amea�a"
Fundador do Facebook telefona a Obama para reclamar de espionagem
Foto: ultimosegundo.ig.com.br

O fundador do Facebook, Mark Zuckerberg, disse ter telefonado para o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, para "expressar frustra��o" sobre novas den�ncias de espionagem digital por parte do governo. O executivo de 29 anos afirmou em um post na rede social que o governo dos Estados Unidos "deveria ser o paladino da internet, n�o uma amea�a".

Ter�a-feira: Senadora dos EUA acusa CIA de "hackear" investiga��o do Congresso

As declara��es de Zuckerberg ocorrem um dia depois de documentos secretos revelarem que a Ag�ncia de Seguran�a Nacional (NSA, na sigla em ingl�s) se disfar�ou de um servidor do Facebook para infectar milh�es de computadores de usu�rios suspeitos.

Os documentos foram vazados pelo ex-funcion�rio da NSA Edward Snowden, o mesmo que revelou o esquema de espionagem do governo americano no ano passado. A NSA alegou que as informa��es contidas nos documentos eram "imprecisas". Zuckerberg j� havia afirmado em setembro que os Estados Unidos "estragaram tudo" ao espionar a internet.

Leia: Relembre as principais den�ncias sobre os programas de espionagem dos EUA

O fundador do Facebook escreveu em sua p�gina pessoal na quinta-feira que "parece que demorar� ainda muito tempo para uma verdadeira reforma completa [do programa de espionagem dos EUA]".

Quebra de confian�a?

"Quando nossos engenheiros trabalham incessantemente para oferecer seguran�a, imaginamos que estamos protegendo nossos usu�rios contra criminosos, n�o contra nosso pr�prio governo", disse ele em sua p�gina pessoal. "O governo dos Estados Unidos deve ser o campe�o da internet, n�o sua amea�a".

"Eles [o governo] precisam ser muito mais transparentes sobre o que est�o fazendo, do contr�rio as pessoas v�o acreditar no pior".

As informa��es vazadas por Snowden no ano passado sobre a NSA revelaram a grava��o de chamadas telef�nicas e o grampeamento de cabos de fibra �tica que transmitem comunica��es globais e de redes locais.

Segundo os documentos, as ag�ncias do governo americano tinham acesso a servidores de nove grandes companhias de tecnologia, incluindo Microsoft, Yahoo, Google, Facebook, PalTalk, AOL, Skype, YouTube e Apple. As empresas, entretanto, negaram envolvimento no esquema.

Em um comunicado, a NSA afirmou que "usa suas capacidades t�cnicas apenas para dar suporte a opera��es de intelig�ncia internacional apropriadas e de acordo com a lei, todas realizadas em estrita concord�ncia com as autoridades".

A porta-voz da Casa Branca Caitlin Hayden confirmou que o presidente conversou com Zuckerberg na noite de quarta-feira a respeito de "informa��es recentes na imprensa sobre supostas atividades das ag�ncias de intelig�ncia dos EUA". Hayden n�o deu mais declara��es sobre o caso.

Alian�a

Quando come�aram a surgir os rumores de que os servi�os de seguran�a estavam usando as m�dias sociais e as companhias de tecnologia para monitor pessoas, o Facebook se juntou com Google, Apple, Microsoft, Twitter, AOL, Linkedin e Yahoo para formar uma alian�a chamada Reforma da Vigil�ncia do Governo.

O grupo reivindicou "mudan�as de largas escalas" em rela��o � espionagem do governo americano. Em seu �ltimo post, Zuckerberg disse que, para deixar a internet forte, "precisamos mant�-la segura".

No in�cio da semana, Snowden afirmou em entrevista coletiva que a espionagem conduzida pelos Estados Unidos e por outros governo estava "incendiando o futuro da internet".

Fonte: ultimosegundo.ig.com.br
 
Por:  Maratimba.com    |      Imprimir