Categoria Geral  Noticia Atualizada em 14-03-2014

Zuckerberg liga a Obama "frustrado" com a espionagem da NSA
Num post no Facebook, o norte-americano lamenta que a Internet tenha que se proteger do Governo dos EUA.
Zuckerberg liga a Obama
Foto: publico.pt

O fundador do Facebook, Mark Zuckerberg, est� "confuso" e "frustrado" com as "amea�as" dos servi�os de vigil�ncia norte-americanos � seguran�a e futuro da Internet. E manifestou o seu descontentamento directamente ao Presidente dos Estados Unidos. Zuckerberg ligou a Barack Obama para expressar a sua "frustra��o pelas not�cias repetidas sobre o comportamento do Governo norte-americano".

Num coment�rio publicado na rede social, Zuckerberg afirma que ligou a Obama para expressar a sua "frustra��o sobre os danos que o Governo est� a criar a todo o nosso futuro". "Infelizmente, parece que levar� muito tempo at� ser feita uma verdadeira reforma".

O fundador do Facebook faz assim uma cr�tica � actua��o da Ag�ncia Nacional de Seguran�a norte-americana (NSA, na sigla em ingl�s), que, segundo not�cias vindas a p�blico a partir de documentos secretos entre � comunica��o social pelo ex-analista inform�tico Edward Snowden, espiou cidad�os, incluindo altas individualidades como a chanceler alem� Angela Merkel ou a Presidente brasileira, Dilma Rousseff, acedeu aos servidores de grandes empresas tecnol�gicas como a Microsoft, Yahoo, Google, Facebook ou You Tube e a centenas de milh�es de SMS.

Zuckerberg garante o empenho da sua rede social em "fazer a sua parte" na garantia da seguran�a dos seus utilizadores. "Quando os nossos t�cnicos trabalham arduamente para melhorar a seguran�a, imaginamos que estamos a proteger-vos de criminosos, n�o do nosso Governo. O Governo norte-americano devia ser um campe�o para a Internet, n�o uma amea�a", continua o norte-americano na sua mensagem.

Zuckerberg conclui o seu coment�rio naquilo que � a sua ideia de solu��o para garantir a seguran�a de quem utiliza a Internet, apostando em entidades n�o-governamentais para fazer esse trabalho. "Por isso cabe-nos a n�s - a todos n�s � criar a Internet que queremos. Juntos, podemos construir um espa�o que � maior e uma parte mais importante do mundo do que qualquer coisa que tenhamos feito at� agora, mas que tamb�m � segura e protegida".

Na �ltima segunda-feira, durante o festival de tecnologia SXSW (South by Southwest), Snowden recuperou aquele que tem sido o seu argumento contra a espionagem da NSA. O ex-analista inform�tico, actualmente refugiado na R�ssia depois das suas revela��es, defende que � necess�ria uma "resposta pol�tica" que proteja as liberdades individuais, mas que esta deve ser tamb�m uma "resposta tecnol�gica". "Est�o a incendiar o futuro da Internet e as pessoas que est�o nesta sala, voc�s s�o os bombeiros", disse Snowden dirigindo-se a quem assistia � sua palestra.

Fonte: publico.pt
 
Por:  Maratimba.com    |      Imprimir