Categoria Geral  Noticia Atualizada em 15-03-2014

Rússia avança pelo leste da Ucrânia e prepara invasão
Região separatista ucraniana fará referendo de anexação à Rússia.
 Rússia avança pelo leste da Ucrânia e prepara invasão
google imagens

A Ucrânia acusou neste sábado (15) "agentes do Kremlin" de fomentarem violência e mortes em cidades de idioma russo no país e pediu que a população não se levante ante às provocações, que seus novos líderes temem que sejam usadas para justificar uma invasão mais profunda, depois da tomada da Crimeia.O presidente em exercício da Ucrânia, Oleksander Turchinov, em um discurso no Parlamento, referiu-se às três mortes nos últimos dois dias em Donetsk e Kharkiv e disse que há um "perigo real" de uma invasão de forças russas pela fronteira leste da Ucrânia.
Falando a membros do partido do presidente deposto, que era pró-Moscou, Turchinov disse: "Vocês e nós sabemos quem está organizando os protestos populares no leste da Ucrânia --são os agentes do Kremlin que estão organizando e patrocinando os protestos, que estão provocando as mortes das pessoas."

Dois homens, descritos pela polícia como manifestantes pró-Moscou, foram mortos a tiros em uma briga em Kharkiv na noite de sexta-feira. Um nacionalista ucraniano foi morto a facadas quando manifestantes pró-Rússiax e pró-Ucrânia entraram em confronto em Donetsk, na quinta-feira.

Turchinov encerrou a sessão parlamentar dizendo: "A situação é muito perigosa. Não estou exagerando. Há um risco real de ameaça de invasão do território da Ucrânia e nós iremos voltar a nos reunir na segunda-feira às 10h", conforme registro da imprensa local.

Ucrânia diz que Rússia avança pelo leste e prepara invasão
Presidente em exercício da Ucrânia disse que há perigo real de invasão.
Região separatista ucraniana fará referendo de anexação à Rússia.

Fonte:

Acesse o G1

 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir