Categoria Policia  Noticia Atualizada em 16-03-2014

Avião é sequestrado
Familiares dos 239 passageiros continuam sem saber o paradeiro do avião da Malaysia Airlines
Avião é sequestrado
Damir Sagolj/reuters

A última comunicação via satélite com o avião da Malaysia Airlines, que transportava 239 pessoas a bordo, chegou mais de seis horas e meia depois de ter desaparecido do radar civil, explicou Najib Razak, primeiro-ministro da Malásia, durante uma conferência de imprensa transmitida em direto pela televisão.

O movimento da aeronave no período intermédio - durante o qual mudou de direção e seguiu rumo ao Oceano Índico - é "consistente com uma ação deliberada de alguém no interior do avião", disse o primeiro-ministro, indicando que os sistemas de transmissão de dados do Boeing 777 "foram desativados". "Não obstante as informações transmitidas pelos "media" de que o avião foi sequestrado, quero ser muito claro: Continuamos a investigar todas as possibilidades relativamente ao que terá levado o [voo] MH370 a desviar-se da sua trajetória", acrescentou.

Najib Razak indicou que o anúncio que proferiu tem como base novas informações de contacto via satélite com o avião e em dados recolhidos por radares militares. A combinação dessas informações sugere "com um elevado grau de certeza" que os dois sistemas de comunicações automatizados do avião - o ACARS (Aircraft Communications Addressing and Reporting System) e o seu "transponder" - foram "desligados", um a seguir ao outro, antes de alcançarem o ponto acima do Mar do Sul da China, em que o radar civil perdeu o contacto.

O aparelho inverteu então a sua marcha e voou em direção a oeste de regresso à Malásia peninsular antes de virar para noroeste.

Dado que a última comunicação via satélite com o avião da Malaysia Airlines chegou às 08h11 locais - isto quando descolou às 01h30 - os investigadores tentam agora calcular quão longe poderá o Boeing 777 ter chegado, indicou o primeiro-ministro malaio.

POLÍCIA FAS BUSCAS EM CASA DE PILOTO DO AVIíO MH370
As autoridades malaias fizeram buscas à casa do piloto do avião que se despenhou, para tentar perceber se este estaria envolvido no sequetro do avião. O piloto, Zaharie Ahmad Shah, de 53 anos era ume entusiasta da aviação e os seus colegas não acreditam no seu envolvimento numa eventual sabotagem da aeronave.

AUTORIDADES JAPONESAS E VIETNAMITAS TERMINAM BUSCAS NO MAR DA CHINA
Entretanto as autoridades do Japão e do Vietname que sobrevoavam o Mar da China em bsuca de destroços do Boeing 777 terminaram as buscas no local.

Malásia já admite sequestro de avião
O avião da Malaysia Airlines foi desviado da rota e voou durante horas após desaparecer dos radares. O primeiro-ministro da Malásia sustentou estes dados mas não confirmou a hipótese de sequestro.

Fonte: http://www.cmjornal.xl.pt/detalhe/noticias/ultima-hora/malasia-ja-admite-sequestro-de-aviao201602330
 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir