Categoria Geral  Noticia Atualizada em 17-03-2014

Sem multa, taxistas usam corredor de ônibus em horário proibido
Prefeitura anunciou que circulação está proibida a partir desta segunda. Restrição vale das 6h às 9h e das 16h às 20h.
Sem multa, taxistas usam corredor de ônibus em horário proibido
Foto: g1.globo.com

A Prefeitura de São Paulo anunciou na semana passada a proibição da circulação de táxis em corredores de ônibus a partir desta segunda-feira (17) em horários de pico. No entanto, o G1 constatou que os táxis continuaram circulando normalmente pela manhã.

Um dos motivos de os taxistas ainda usarem os corredores é a falta de fiscalização. As multas só serão dadas a partir de 14 de abril, porque ainda é preciso instalar sinalização. Segundo a SPTrans, por meio de sua assessoria de imprensa, a portaria que revoga a circulação de táxis nos corredores deve ser publicada na Diário Oficial da Cidade nesta terça-feira (17).

Por volta das 8h20, táxis usavam o corredor de ônibus da Avenida Nove de Julho, na região central de Sâo Paulo, no sentido bairro, para escapar do congestionamento que deixava os demais automóveis parados nas outras duas faixas da via. A proibição da prefeitura vale das 6h às 9h e das 16h às 20h, de segunda à sexta-feira, em horários considerado de pico para o serviço de ônibus.

Durante o trajeto feito pela equipe de reportagem em um ônibus que percorreu o corredor das avenidas Nove de Julho e Santo Amaro, até a Avenida Jornalista Roberto Marinho, pelo menos 20 táxis usaram a faixa no horário proibido.

Com a medida, a Prefeitura tem o objetivo de dar mais velocidade aos ônibus. O anúncio ocorreu quase três meses após o Ministério Público de São Paulo dar 45 dias para o governo municipal derrubar a permissão à circulação dos táxis, ameaçando entrar com uma ação civil pública caso a medida não fosse adotada. A circulação é permitida desde a gestão Marta Suplicy.

Faixas

A prefeitura liberou, no entanto, os táxis – desde que estejam com passageiros – nas faixas exclusivas do corredor Norte-Sul, nas Marginais, Avenida Indianópolis e na Avenida Corifeu de Azevedo Marques e Avenida Sumaré. Não há restrição de horário.

Implantadas desde o ano passado, as faixas são uma bandeira da gestão Fernando Haddad (PT). Foram criados, no total, 318 km destas vias. A faixa das avenidas 23 de Maio e Rubem Berta provocou elogios de passageiros que comemoraram o aumento de velocidade dos ônibus e críticas de quem anda de carro e reclama que passam-se minutos sem que ônibus passem pela faixa exclusiva.

Tatto afirmou na sexta que não se trata de um recuo, mas sim de uma "acomodação". "A faixa é uma novidade. Necessitava de um período de acomodação", disse. Ele afirmou que a velocidade média dos ônibus está adequada nas faixas exclusivas. No Corredor Norte-Sul, supera os 20 km/h estipulados como mínimo aceitável. "Se não atrapalhar, não tem sentido um espaço desse não ser usado por um serviço que é privado, mas tem uma função pública", afirmou. O compartilhamento será feito "com critério e foco no transporte público", segundo Tatto.

O secretário admitiu, no entanto, que haverá dificuldade em fiscalizar se a norma será respeitada, já que é necessário que a infração seja detectada por um marronzinho.

Pressão

A ideia inicial do MP era que a circulação fosse proibida durante todo o dia. Os taxistas, no entanto, pressionaram o Ministério Público e a Prefeitura, que fez um novo estudo para determinar se o impacto é significativo durante todo o dia ou apenas no horário de pico.

O promotor Maurício Antônio Ribeiro Lopes afirmou que a liberação das faixas para os taxistas é uma "compensação" à proibição de circulação nos corredores de ônibus. Ele diz que várias reuniões foram realizadas com a categoria e que se buscou uma forma de não prejudicar amplamente uma categoria que tem cerca de 34 mil profissionais na cidade. "A cidade tem turismo de negócios, importância econômica com essa certa agilidade", disse.

Segundo o presidente do Sindicato dos Taxistas Autônomos de São Paulo, Natalício Bezerra, a categoria não ficou satisfeita com as medidas porque entende que os corredores deveriam continuar liberados 24h e que poucas faixas exclusivas foram liberadas.

Fonte: g1.globo.com
 
Por:  Maratimba.com    |      Imprimir