Categoria Politica  Noticia Atualizada em 18-03-2014

Anastasia anuncia que deixa governo para cuidar da campanha de Aécio
Governador de Minas vai renunciar ao cargo no dia 4 de abril. Ele não confirmou, no entanto, se vai concorrer a algum cargo nas eleições.
Anastasia anuncia que deixa governo para cuidar da campanha de Aécio
Foto: g1.globo.com

O governador de Minas Gerais, Antonio Anastasia (PSDB), anunciou que vai deixar o cargo no dia 4 de abril. Segundo Anastasia, ele vai trabalhar na elaboração do plano de campanha do pré-candidato à Presidência pelo PSDB, o senador Aécio Neves. A informação foi divulgada em uma entrevista coletiva nesta terça-feira (18).

Anastasia informou que o vice-governador, Alberto Pinto Coelho (PP), vai assumir como chefe do Executivo no estado. "Na realidade essa minha decisão decorre basicamente de dois fatores: primeiro o convite do senador Aécio Neves para participar de sua campanha presidencial, integrando o seu grupo que vai formular o programa de governo; em segundo lugar também para atender a legislação eleitoral e ficar disponível para uma eventual candidatura nas eleições deste ano", disse o governador.

Apesar dos rumores de que seria um candidato ao Senado nas próximas eleições, Anastasia disse que ainda não há nada confirmado. Segundo ele, a decisão será tomada pelo partido e pela coligação. Mas disse estar aberto a possibilidades.

"Ninguém é candidato de si mesmo. O candidato, especialmente em um chapa majoritária, ele decorre de uma composição de forças políticas. Nós já indicamos no nosso grupo nosso candidato a governador. Pimenta da Veiga foi indicado através de uma conversa longa com diversos partidos, eu e Alberto conversamos com presidentes de vários partidos, com parlamentares até a chegar a seu nome. Agora vai haver o resto da chapa que indica o candidato a vice-governador, o candidato ao Senado e seu suplente. Isso também decorrerá de uma conversa. Não está ainda fechado", detalhou.

Secretariado

Ainda de acordo com Anastasia, todos os secretários de estado serão exonerados no dia 3 de abril. Na sequência, o já governador Alberto Pinto Coelho irá nomear novamente aqueles que não vão concorrer a nenhum cargo eletivo e também os substitutos dos titulares que se afastarão definitivamente em razão das eleições.

Perfil de Antonio Anastasia

Antonio Augusto Junho Anastasia tem 49 anos e é mestre em direito administrativo. É professor da Escola de Direito da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e se dedica à carreira pública há 26 anos, sendo 20 na vida política.

Anastasia assumiu cargos nos governos de Minas e federal entre 1991 e 1999, chegando a secretário-executivo do Ministério da Justiça.

Em 2001, voltou a ser professor da UFMG, quando foi convidado por Aécio Neves para pensar no programa que depois se tornou o Choque de Gestão, reformulação do modelo de gestão pública no estado, na tentativa de tirar o estado de uma crise financeira. Em 2003, foi nomeado secretário de Estado de Planejamento e Gestão. Em 2005, assumiu a Secretaria de Defesa Social, responsável pela segurança e combate à criminalidade.

Em 2006, foi convidado a compor a chapa de Aécio Neves ao governo de Minas como vice-governador. Assumiu o governo em março de 2010, quando Aécio Neves se descompatibilizou. Foi reeleito em 2010.

Fonte: g1.globo.com
 
Por:  Maratimba.com    |      Imprimir