Categoria Economia  Noticia Atualizada em 18-03-2014

Brasil deve sofrer choque com crise na China, diz Nobel de Economia
Pa�s, no entanto, tem mostrado resili�ncia diante de crises internacionais. Para economista, estat�sticas chinesas s�o "fic��o cient�fica".
Brasil deve sofrer choque com crise na China, diz Nobel de Economia
Foto: g1.globo.com

O Brasil vem mostrando ao mercado mais estabilidade e resili�ncia diante das crises financeiras internacionais, mas, por ser uma economia exportadora de commodities, dever� sofrer algum tipo de "choque" vindo da China. A an�lise � do vencedor do pr�mio Nobel de Economia, o norte-americano Paul Krugman, em visita ao Brasil na manh� desta ter�a-feira (18).

"O Brasil � uma economia exportadora de commodities, o que significa que o pa�s sofrer� um choque por causa da crise da China. Estou preocupado com esse choque proveniente da China. N�o estamos falando de crise [no Brasil]. � algo que pode ser manejado, mas n�o seria bom para voc�s", disse Krugman durante palestra em evento da revista "Carta Capital".

Para o economista, � bastante claro que a economia da China est� desequilibrada e que n�o tem tido condi��es de manter as altas taxas de crescimento como as verificadas nos anos anteriores.

"As estat�sticas econ�micas da China s�o uma forma de "fic��o cient�fica", e isso � problem�tico. Nem o governo central deve saber se os dados s�o verdadeiros mesmo. O que � bastante claro � que a China teve uma economia muito desequilibrada. Tiveram investimentos altos, grande consumo de domic�lio... A China foi capaz de ter taxas altas de crescimento durante um bom tempo", afirmou Krugman, indicando que o pa�s teria de passar por reformas para recuperar a estabilidade.

No entanto, mesmo correndo o risco de sofrer reflexos do mau desempenho da economia chinesa, o Brasil n�o tem motivos para se preocupar, j� que tem se mostrado resistente diante de crises anteriores, segundo Krugman.

"O Brasil j� n�o � mais vulner�vel h� um bom tempo. Em 1999, quando houve uma queda no real, houve expectativa que a crise financeira se disseminaria, mas n�o aconteceu, foi s� uma grande deprecia��o. Houve infla��o, que subiu muito, mas nenhuma cat�strofe. O Brasil tem mais estabilidade, porque j� permanece assim por um bom tempo. A infla��o est� sob controle, a pol�tica fiscal est� mais respons�vel. N�o h� mais a mesmas perspectivas de colapso como antes".

Fonte: g1.globo.com
 
Por:  Maratimba.com    |      Imprimir