Categoria Geral  Noticia Atualizada em 19-03-2014

Passeio leva turistas para visitarem os lugares mais decadentes de Porto
Tour organizado por arquitetos foi fundado em 2012. Objetivo � mostrar desigualdades e efeitos da crise econ�mica.
Passeio leva turistas para visitarem os lugares mais decadentes de Porto
Foto: g1.globo.com

"Porto n�o � somente um cart�o postal e algumas ruas onde os turistas fazem compras. Minha cidade tamb�m � isso", diz a arquiteta Margarida Castro Felga ao apontar para uma fachada em ru�nas. A vista do rio Douro, que corre em dire��o ao Atl�ntico, � impressionante. Mas n�o encontramos no bairro popular de Fontainhas os hot�is boutique nem os bares de vinho da moda que podem ser vistos no centro hist�rico da grande cidade do norte de Portugal.

Bandos de jovens desocupados s�o surpreendidos ao ver os turistas que visitam o local e admiram os grandes edif�cios burgueses abandonados, enquanto crian�as vestidas para o carnaval correm por um p�tio de onde se pode ver pequenas casas modestas.

"� nesse tipo de moradia que os trabalhadores se amontoavam com suas fam�lias inteiras em 16 metros quadrados no s�culo 19", explica a jovem arquiteta de 31 anos, sob o olhar perplexo de Louise e Dean Watson, um casal de cerca de 50 anos que veio passar o final de semana na cidade.

A fim de evitar os passeios em �nibus abertos e outros clich�s, o americano e sua mulher inglesa encontraram Margarida para uma caminhada urbana at�pica: "Os piores passeios" de Porto, ou "The worst tours", na vers�o original em ingl�s.

Criada no final de 2012 por tr�s arquitetos que se alternam entre o desemprego e a informalidade, esses percursos oferecem aos visitantes estrangeiros a chance de descobrir os bastidores de um pa�s que vive h� tr�s anos sob o signo da austeridade.

Conversando com Margarida sobre as consequ�ncias da crise, Dean e Louise se mostram chocados ao saber que o sal�rio m�nimo � cerca de 500 euros por m�s e que os trabalhadores informais n�o t�m direito a seguro desemprego.

"� triste ver que deixaram uma cidade t�o bonita deteriorar-se assim", lamenta o americano, que vive com a mulher na Alemanha h� 30 anos e trabalha, como ela, no setor de tecnologia da informa��o. "Esse tipo de visita nos ajuda a entender o que est� acontecendo na Europa hoje. As pessoas da Alemanha preferem n�o pensar muito nisso", diz Louise.

Apesar de rejeitar a ideia de fazer um "turismo da pobreza", como o que � feito nas favelas brasileiras, os guias dos "piores passeios" tamb�m militam em outros movimentos pol�ticos e sociais e por isso t�m atra�do muitas inimizades.

De acordo com Helena Gon�alves, diretora da ag�ncia de promo��o tur�stica de Porto e da regi�o norte, eles s�o "jovens revoltados", "vozes isoladas", cujo discurso "prejudica gravemente" a imagem da cidade para os estrangeiros.

"A cidade est� finalmente no mapa de turismo internacional", gra�as � chegada de companhias a�reas de baixo custo, segundo ela. A regi�o teve, em 2013, um aumento do n�mero de estadias por estrangeiros em 15,2% e, desde 2009, a oferta hoteleira aumentou 9,1%.

Mas, para Margarida, o desenvolvimento do turismo pode causar uma "segrega��o" da cidade, com um centro renovado, mas muito caro para os habitantes, rodeado por sub�rbios decadentes.

Fonte: g1.globo.com
 
Por:  Maratimba.com    |      Imprimir