Categoria Politica  Noticia Atualizada em 19-03-2014

Crimeia é ameaçada pela Ucrânia
Oficial da marinha ucraniana deixa a base naval de Sebastopol. Tropas russas apoiadas por ativistas desarmados ocuparam nesta-quarta a sede naval da Ucrânia
Crimeia é ameaçada pela Ucrânia
Foto: Reuters

O governo central da Ucrânia, em Kiev, ameaçou nesta quarta-feira adotar represálias contra as autoridades da Crimeia se persistirem as "provocações" contra as tropas ucranianas na península, depois que forças russas tomaram o controle da base naval ucraniana e içaram a bandeira da Rússia.

A tomada do controle da sede naval ucraniana no porto do Mar Negro de Sebastopol, em clima tenso, mas pacífico, indicou a intenção de Moscou de neutralizar qualquer oposição armada.

Soldados da Rússia e as chamadas unidades de autodefesa, formadas principalmente de voluntários desarmados que estão apoiando as tropas russas em toda a península, chegaram no início da manhã e rapidamente assumiram o controle do local.

O porta-voz militar ucraniano Vladislav Seleznyov disse que o comandante da Marinha da Ucrânia, almirante Serhiy Haiduk, foi expulso por unidades que pareciam forças especiais russas. Em Kiev, o presidente interino, Oleksander Turchinov, ameaçou tomar medidas se a pressão sobre as forças ucranianas na Crimeia não parar.

"Se até as 21h todas as provocações contra as tropas ucranianas não pararem e o almirante Haiduk e todos os outros reféns ... não forem liberados, as autoridades vão tomar as medidas adequadas, inclusive de natureza técnica e tecnológica", disse ele em um comunicado publicado on-line.

A maior parte da eletricidade, água e comida consumidas na Crimeia vem da parte continental da Ucrânia e os comentários de Turchinov deram a entender que o país poderia reduzir os suprimentos.

"Os militares russos estão cinicamente se recusando a negociar o fim das provocações e a libertação dos reféns", disse Turchinov.

Ucrânia ameaça Crimeia após forças russas tomarem base naval
O presidente interino ucraniano comunicou que se o almirante da marinha ucraniana capturado nesta quarta-feira não for libertado, autoridades tomarão "as medidas adequadas"

Fonte: http://noticias.terra.com.br/mundo/europa/ucrania-ameaca-crimeia-apos-forcas-russas-tomarem-base-naval,ba158c72d36d4410VgnCLD2000000ec6eb0aRCRD.html
 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir