Categoria Geral  Noticia Atualizada em 21-03-2014

Caminhões ficam presos em área alagada na BR-364, dizem motoristas
Veículos tentavam passar por trecho próximo a Jacy-Paraná, em Rondônia. Situação foi confirmada por funcionários do Dnit, que sinalizam região.
Caminhões ficam presos em área alagada na BR-364, dizem motoristas
Foto: g1.globo.com

Seguir pela BR-364, em Rondônia, está praticamente impossível, segundo motoristas que ainda se arriscam em trechos alagados pela cheia histórica do Rio Madeira. Na manhã desta sexta-feira (21), funcionários do Departamento Nacional de Infraestrutura e Transporte (Dnit), estão em um trecho tomado pela água, cinco quilômetros após Jacy-Paraná, distrito de Porto Velho distante aproximadamente 90 quilômetros, para sinalizar a região que tem o primeiro ponto de alagamento. No local, de acordo com os trabalhadores do órgão e motoristas, três caminhões estariam presos na lâmina d água, que chega a 90 centímetros.

Na noite de quinta (20) a Polícia Rodoviária Federal (PRF) fechou totalmente o acesso entre os quilômetros 868 e 882 da BR-364, trecho que compreende Mutum-Paraná, distrito a 150 quilômetros de Porto Velho, por causa do rompimento de um bueiro e do nível da água, que marca 1,40 metro. Na manhã desta sexta, a aferição feita pela Agência Nacional de Águas (ANA) aponta estabilidade do nível do Rio Madeira, que se mantém em 19,36 metros.

Por rádio, funcionários do Dnit se comunicam entre um ponto alagado e outro para tentar organizar o tráfego. De acordo com motoristas, os três caminhões parados no alagamento saíram do Acre e estavam a caminho de Porto Velho. Os veículos estariam tombados na pista. Não há como passar pelo local e uma grande fila se formou na rodovia. Motoristas relatam que o trecho está em péssimas condições e o asfalto sob a água já não existe mais. A dificuldade também é grande para chegar até Jacy.

Ao G1, a PRF informou que ainda não tem informações sobre a situação no local, nem sobre os três caminhões que estariam presos no trecho alagado. Não há policiamento na região.

Com a interrupção do tráfego entre os quilômetros 868 e 882 da BR-364, a PRF afirma que a partir da próxima semana uma balsa será levada de Abunã - região onde ocorre a travessia de veículos, por balsa, para o Acre - até Mutum-Paraná, para fazer o transporte de bens de primeira necessidade e evitar o desabastecimento no Oeste de Rondônia, mais especificamente nos distritos de Extrema, Nova Califórnia, Vista Alegra do Abunã, Abunã e o estado do Acre. "A prioridade é para o transporte de gêneros alimentícios e medicamentos. A balsa deve iniciar a operação na próxima segunda-feira", disse o inspetor Ribeiro.

Por conta dessa água, um bueiro se rompeu na pista, fazendo com que o asfalto cedesse cerca de 40 centímetros e vários caminhões estão atolando na pista. O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transporte (Dnit) trabalha para resolver o problema.

Fonte: g1.globo.com
 
Por:  Maratimba.com    |      Imprimir