Categoria Policia  Noticia Atualizada em 22-03-2014

Bope ocupa Conjunto de Favelas da Maré, no Rio
Cerca de 120 homens atuam nas favelas Parque União e Nova Holanda. PM também ocupou morro do Juramento e Chapadão na noite de sexta.
Bope ocupa Conjunto de Favelas da Maré, no Rio
Foto: g1.globo.com

O Batalhão de Operações Especiais (Bope) ocupa as comunidades Parque União e Nova Holanda, no Conjunto de Favelas da Maré, Zona Norte Rio, desde a noite de sexta-feira (21). A tropa de elite da Polícia Militar já ocupava o Conjunto e Favelas do Alemão desde sábado (15). Até as 8h deste sábado (22), não havia registro de confronto, prisões ou apreensões na região, de acordo com a polícia.

O Bope está atuando com um efetivo de 120 homens e tem o apoio do Grupamento Aéreo do Comando de Operações Especiais (Coe). De acordo com o batalhão, o objetivo é fazer uma "varredura" na área. A ocupação acontece após uma série de ataques a bases de UPP na quinta-feira (20). Sete favelas pacificadas tiveram registro de ofensiva de criminosos somente em 2014, como levantou o G1.

Em reunião no Palácio do Planalto, em Brasília, na sexta, o governador Sérgio Cabral pediu auxílio de forças federais de segurança. O Comando Militar do Leste (CML) informou ao G1 na manhã deste sábado que ainda não há previsão para início de atuação do Exército na Maré ou em outras comunidades do Rio.

Em um dos ataques, o mais grave, o comandante da UPP Manguinhos, capitão Gabriel Toledo, foi baleado na coxa e cinco bases da UPP Mandela, além de dois carros da PM, foram incendiados. Outro policial ficou ferido.

Após reunião do gabinete de crise, na madrugada de sexta, o secretário de Segurança, José Mariano Beltrame, afirmou que os ataques teriam sido orquestrados por uma facção criminosa e que a ordem teria partido de dentro de presídios.

"Nós temos, sim, confirmado. Eu posso dizer isso a vocês, nós temos isso confirmado. E o que nós viemos fazer aqui [reunião no Centro Integrado de Comando e Controle] é exatamente um plano para que nós possamos proteger sem dúvida nenhuma a cidade de mais esta crise", afirmou Beltrame.

Outras comunidades ocupadas

A Polícia Militar ocupa também no Morro do Juramento, em Vicente de Carvalho, Subúrbio do Rio, desde a noite desta sexta-feira (21). A informação foi confirmada pelo serviço reservado do 41° BPM (Irajá).

De acordo com a unidade policial, a ocupação teve início por volta das 20h e envolvia policiais de outros batalhões da PM, entre eles o 9° BPM (Rocha Miranda) e 14º BPM (Bangu).

Também na noite desta sexta-feira (21), uma operação policial comandada pelo Batalhão de Choque (BPChq) era realizada no Morro do Chapadão, em Costa Barros, Subúrbio. De acordo com o serviço reservado da unidade, os agentes vasculhavam a comunidade em busca de armas e drogas. Segundo o comandante do batalhão, tenente-coronel André Vidal, houve prisões de suspeitos com carros roubados e apreensões de motos, drogas e outros veículos.

Ações orquestradas

A Polícia Militar do Rio de Janeiro acredita que as ações criminosas que ocorreram em três UPPs da Zona Norte tenham sido orquestradas. O comandante-geral das UPPs, Coronel Frederico Caldas, disse na manhã desta sexta-feira (21) que nunca houve um evento tão extremo como o que ocorreu em Manguinhos.

"Não temos mais dúvidas de que o que aconteceu em Manguinhos, Arará, Mandela e Camarista/Méier foram ações orquestradas. Apesar de ser uma área de hostilidade, em Manguinhos nunca tivemos um evento tão extremo como o que aconteceu ontem. Cinco das sete bases foram incendiadas e algumas viaturas também", disse coronel Frederico Caldas.

Apesar da relação entre os ataques, Caldas exclui a troca de tiros no Conjunto de Favelas do Alemão desta lista. Segundo ele, a ação no Alemão, também na noite de quinta, foi pontual.

Fonte: g1.globo.com
 
Por:  Maratimba.com    |      Imprimir