Categoria Geral  Noticia Atualizada em 24-03-2014

Casal é preso vendendo atestados médicos falsos em Anápolis; vídeo
Dupla foi presa em flagrante pela Polícia Civil em praça da cidade. Delegado diz que homem teria roubado bloco de atestados de hospital.
Casal é preso vendendo atestados médicos falsos em Anápolis; vídeo
Foto: g1.globo.com

Um casal foi preso em flagrante vendendo atestados médicos e receituários falsificados em Anápolis, a 55 km de Goiânia. De acordo com a Polícia Civil, a dupla começou a ser investigada depois que mais de 50 inquéritos foram abertos na cidade por documentos falsos apresentados em empresas do Distrito Agroindustrial de Anápolis (Daia).

O casal foi flagrado pela polícia enquanto vendia os atestados em uma praça da cidade, em plena luz do dia. Para efetuar a prisão, uma agente da polícia se passou por funcionária de uma indústria e disse que queria um pedido de afastamento do trabalho.

A ação foi registrada com exclusividade pela TV Anhanguera (veja vídeo acima). Nas imagens, é possível ver que o homem escuta a solicitação da policial disfarçada e vai até o carro, onde busca um bloco de atestado. Ele se apresenta como médico e pergunta quantos dias ela precisa de afastamento. "Para você vou dar [atestado] de clínico e dizer que você tem anemia profunda", diz o suspeito.

Em seguida, o falso médico preenche o documento na praça e o entrega para a agente. Quando combinava sobre o pagamento, o homem foi preso em flagrante pela polícia. Para cada dia de afastamento no atestado, o casal cobrava R$ 30.

De acordo com o delegado Manoel Vanderic, o homem preso é técnico em enfermagem e trabalhou no Hospital de Urgências de Anápolis (Huana) por mais de um ano. Ele teria furtado o bloco de atestados, onde consta o código de cada doença, da unidade. Além disso, ele teria roubado um carimbo médico e receituários.

Na ocasião, o Huana chegou a registrar um boletim de ocorrência sobre o furto. "Como ele foi dispensado no ano passado, a gente acredita que ele tenha algum colega no hospital que forneça para ele esses atestados em branco para que ele preencha e venda no mercado", disse o delegado.

O G1 entrou em contato com a assessoria de imprensa do Huana e aguarda uma posição sobre o caso.

A polícia acredita que os golpistas faturaram mais de 20 mil reais vendendo documentos falsos. "Em razão desses fatos, o casal está sendo autuados por receptação qualificada e falsidade ideológica, cuja somatória das penas pode chegar a 13 anos de prisão", explicou Vanderic.

Fonte: g1.globo.com
 
Por:  Maratimba.com    |      Imprimir