Categoria Geral  Noticia Atualizada em 26-03-2014

Ex-presidente da Câmara de Cuiabá é preso suspeito de fraude em licitações
João Emanuel foi detido nesta quarta-feira (26) e levado para a Polinter. Ele foi alvo da Operação Aprendiz deflagrada contra o esquema.
Ex-presidente da Câmara de Cuiabá é preso suspeito de fraude em licitações
Foto: g1.globo.com

O ex-presidente da Câmara de Vereadores de Cuiabá, João Emanuel Moreira Lima (PSD), foi preso na manhã desta quarta-feira (26) pelo Grupo de Atuação Contra o Crime Organizado (Gaeco) por suspeita de fraude em licitações do Legislativo, no período em que esteve no comando do Legislativo. Ele foi levado para a sede da Polinter, na capital.

No ano passado, o parlamentar foi alvo na Operação "Aprendiz", deflagrada pelo Gaeco com o intuito de desarticular um suposto esquema de desvio de dinheiro público por meio de fraudes em licitações da Câmara de Vereadores de Cuiabá. O montante seria supostamente usado, conforme o Ministério Público Estadual (MPE), na campanha eleitoral dele a deputado na eleição deste ano. Na casa dele, foram apreendidos documentos, computadores e outros materiais durante a operação.

O parlamentar, de acordo com MPE, teria participação na falsificação de documentos de terrenos, que seriam usados como garantia a agiotas para obter dinheiro a ser usado na futura campanha do parlamentar a deputado estadual nas próximas eleições. Conforme o MPE, os terrenos seriam pagos com a garantia de participação em processos licitatórios fraudulentos no Legislativo. A operação foi batizada de Aprendiz.

Além disso, o MPE pediu e a Justiça determinou o afastamento João Emanuel da presidência da Câmara Municipal, no ano passado, para que ele não viesse a prejudicar as investigações do caso.

Durante investigações que culminou com a Operação Aprendiz, o MPE obteve imagens que mostram João Emanuel numa suposta conversa de negociação de fraude de um contrato de licitação da Legislativo municipal. No vídeo, aparece uma mulher que seria responsável pela empresa, com quem ele discute um suposto direcionamento de um processo licitatório da Câmara. "Vocês fazem impresso, fazem adesivo, envelope, cartão de visitas e tudo isso a gente gasta o ano inteiro. Então, se a gente quiser fazer um registro de preço nosso lá, a gente já faz, coloca item aí, uma máquina que só vocês têm", sugere o vereador à suposta responsável pela gráfica.

Fonte: g1.globo.com
 
Por:  Maratimba.com    |      Imprimir