Categoria Geral  Noticia Atualizada em 28-03-2014

Zoológico de Piracicaba recebe casal de lobos-guarás e espera por filhotes
Lobão e Linda foram transferidos de Nova Odessa e já estão expostos. Animais são conhecidos como bons reprodutores, diz bióloga do local.
Zoológico de Piracicaba recebe casal de lobos-guarás e espera por filhotes
Foto:g1.globo.com

O Zoológico Municipal de Piracicaba (SP) recebeu nesta semana um casal de lobos-guarás. Linda e Lobão, como são chamados os animais, foram transferidos de Nova Odessa (SP) e têm fama de serem bons reprodutores. Com esta qualidade, a equipe do local torce pelo nascimento de novos filhotes. Eles chegaram à cidade na última quarta-feira (26) e já podem ser vistos no espaço reservado. A entrada é gratuita.

De acordo com a bióloga do Zoológico de Piracicaba, Paula Matias, os animais deram vários filhotes quando estavam na cidade anterior e a expectativa é que se reproduzam também em Piracicaba. "Vamos manter o mesmo tratamento e alimentação que eles recebiam em Nova Odessa. A maneira com que o animal é alimentado interfere muito na capacidade de reprodução", explicou.

Ainda segundo a Paula, a fêmea, Linda, tem nove anos e foi criada em cativeiro. Já o macho, Lobão, foi levado ao zoológico de Nova Odessa do habitat natural com ferimentos e, depois de tratado, não pôde sair do cativeiro porque não conseguiria se readaptar. "Não sabemos a idade do Lobão ao certo, mas já faz oito anos que ele vive em zoológico", disse a bióloga. O tempo de vida de um lobo-guará pode variar entre 12 e 15 anos, segundo Paula.

Os lobos-guarás são um sucesso de visitas, segundo a bióloga, principalmente entre as crianças. "Sempre tivemos lobos-guarás aqui, e as crianças adoram e querem ver o "lobo-mau" das histórias infantis", contou Paula. Apesar de queridos entre os visitantes do zoo, os lobos costumam buscar "pontos de fuga" para se esconder nas moitas dentro da jaula, disse a bióloga. O estabelecimento municipal tem ainda outro lobo-guará, que deve ser transferido para outra cidade nos próximos meses.

Quem quiser ver o novo casal de lobos-guarás do Zoológico Municipal de Piracicaba e outros animais pode fazer a visitação de terça-feira a domingo, das 9h às 16h30. O zoo fica na Avenida Marechal Castelo Branco, 426, no Jardim Primavera.


Fonte: g1.globo.com
 
Por:  Maratimba.com    |      Imprimir