Categoria Geral  Noticia Atualizada em 02-04-2014

Chile avalia danos provocados pelo terremoto que deixou seis mortos
Tremor de 8,2 graus de magnitude ocorreu a cerca de 100 km de Iquique. Tsunami atingiu a regi�o norte do pa�s; alerta foi retirado n
Chile avalia danos provocados pelo terremoto que deixou seis mortos
Foto: g1.globo.com

Milhares de chilenos contabilizavam nesta quarta-feira (2) os danos causados no norte do Chileap�s um terremoto de 8,2 graus de magnitude que deixou seis mortos. O terremoto aconteceu �s 20h46 (hor�rio de Bras�lia) de ter�a-feira (1�) e durou dois minutos. Muitos voltaram para casa depois de terem sido retirados devido a um alerta de tsunami.

Ao amanhecer, o governo j� havia cancelado o alerta de tsunami que manteve 972 mil pessoas fora de suas resid�ncias ao longo de 4.329 quil�metros de litoral.

A presidente do Chile, Michelle Bachelet, decretou zona de cat�strofe nas regi�es de Arica e Tarapac�, no norte do pa�s, as mais atingidas pelo terremoto seguido de um tsunami de baixa intensidade. Ela chegou durante a manh� a Iquique para supervisionar a situa��o e visitar as zonas afetadas.

Em Iquique, cidade mais pr�xima do epicentro do tremor, e na localidade de Alto Hospicio cinco homens e uma mulher morreram.

No sul do Peru, nove pessoas ficaram feridas e algumas casas sofreram danos. "O terremoto foi bastante violento, o mais complicado foi passar a noite. Felizmente, as fam�lias estavam reunidas e isso favoreceu uma retirada eficiente", declarou Cristi�n Mart�nez ao canal 13, enquanto se dirigia para um col�gio de Iquique do qual � diretor para constatar os danos.

Na tarde desta quarta-feira (2), j� manh� da quinta no Jap�o, a Ag�ncia Meteorol�gica Japonesa lan�ou um alerta de tsunami. A ag�ncia advertiu que um tsunami, com ondas de at� um metro de altura, poderia atingir as regi�es costeiras do leste do Pac�fico.

Atividade s�smica

Por ser um dos pa�ses com maior atividade s�smica do mundo, por estar localizado em uma falha geol�gica, o Chile conta com altos padr�es em constru��o antiss�smica, e treina periodicamente sua popula��o com simula��es.

"Todo o Chile aprendeu com os diferentes desastres. Cada um deles vai deixando alguns aprendizados", declarou o ministro de Obras P�blicas, Alberto Undurraga.

Ao meio-dia come�aram a ser retomados os voos �s tr�s capitais do norte: Antofagasta, Iquique e Arica. Eles haviam sido cancelados durante o alerta de tsunami, informou a Dire��o Geral de Aeron�utica Civil.

No entanto, as estradas de acesso a Iquique estavam obstru�das por desabamentos. No porto da cidade, quase 80 embarca��es ficaram avariadas e outras foram arrastadas, segundo pescadores.

"Com essa cat�strofe, n�o podemos fazer nada, ficamos parados e esperamos a ajuda para recuperar nossas embarca��es", disse Eddy Varas, um dos pescadores.

O mar avan�ou quase 200 metros, segundo o governo de Iquique, e inundou avenidas.
O epicentro do terremoto foi localizado no mar, 89 km ao sudoeste de Cuya, em Iquique, com uma profundidade de 38,9 km, segundo o Centro Sismol�gico Nacional da Universidade do Chile.

"Zona de cat�strofe"

O p�nico foi sentido imediatamente. "As l�mpadas nas ruas explodiram, as pessoas sa�ram correndo desesperadas. Depois do terremoto, v�rias r�plicas aconteceram", declarou � France Presse Ver�nica Castillo, moradora da cidade de Arica.

Alertas de tsunami tamb�m foram emitidos na noite de ter�a no Peru, Equador e Honduras.
A estatal chilena Codelco, a maior produtora mundial de cobre, informou que havia retirado os funcion�rios de parte das instala��es de processamento costeiras. Mas nenhuma unidade sofreu danos at� o momento.

Desta vez, a presente Bachelet adotou imediatamente a decis�o de decretar zona de cat�strofe e enviar as For�as Armadas para a regi�o afetada, com o objetivo de manter a ordem e a seguran�a, e evitar assim poss�veis saques, como aconteceu depois do terremoto de 2010.

Naquele ano, o Chile sofreu um tremor de 8,8 graus de magnitude seguido por um tsunami no centro-sul do pa�s. A trag�dia deixou 525 mortos e provocou danos de US$ 30 bilh�es, al�m de cenas de caos, com v�rios dias de saque.

Na �poca, o governo de Bachelet, que encerrava o primeiro mandato como presidente, descartou um alerta de tsunami devido a informa��es t�cnicas equivocadas. Muitas pessoas retornaram para casa e morreram arrastadas pelas ondas.

At� agora foram registrados 20 tremores secund�rios e as autoridades advertiram para a possibilidade de novos fen�menos nos pr�ximos dias.

H� anos os sism�logos advertiam sobre um eventual terremoto na regi�o norte do pa�s, pelo ac�mulo de energia durante um longo per�odo. Nas �ltimas semanas, v�rios tremores vinham sendo registrados na regi�o.

Fonte: g1.globo.com
 
Por:  Maratimba.com    |      Imprimir