Categoria Geral  Noticia Atualizada em 05-04-2014

Menina de 12 anos é a instrutora de ioga certificada mais nova dos EUA
Jaysea Devoe concluiu um curso de 200 horas de treinamento. Ela dá aula para crianças de 4 a 6 anos.
Menina de 12 anos é a instrutora de ioga certificada mais nova dos EUA
Foto: g1.globo.com

Com apenas 12 anos, Jaysea Devoe tem o trabalho desafiador de ensinar ioga para crianças de 4 a 6 anos. Acredita-se que ela seja a instrutora certificada de ioga mais jovem dos Estados Unidos. Ela obteve o título recentemente, depois de completar 200 horas de treinamento para professores.

Além de ensinar crianças, ela também instrui adolescentes na cidade litorânea de Encinitas, na Califórnia. Seu próximo plano é abrir uma turma especialmente voltada para famílias. Ela também tem um projeto de desenvolver mats (os tapetinhos de ioga) ecologicamente corretos.

"Eu sinto que quero fazer isso por muito tempo porque eu amo dar aulas", diz Jaysea. Mas ela não é a única empreendedora da família. Seu irmão gêmeo é um surfista patrocinado por empresas e trabalha em uma fábrica de pranchas. Seu irmão de 15 anos é pescador e surfista, também patrocinado.

A cidade de Encinitas reúne uma mistura de vida praiana com a prática de esportes radicais e o empreendedorismo. O skatista e empresário Tony Hawk e o medalhista olímpico de snowboard Shaun White são alguns dos moradores da cidade.

Com tanta oportunidade por perto, os pais de Jaysea, Rick e Julie, decidiram que os filhos deveriam passar menos tempo na escola e encontraram uma instituição mais adequada aos seus planos.

"Eles só vão para a escola três dias por semana e nós dissemos a eles "Vocês têm de descobrir o que querem fazer e vocês têm quatro dias para isso"", disse Rick. A ideia é que, quando se formarem no colegial, já tenham um plano de carreira escolhido.

Preparada

Jaysea trabalha em um studio de ioga baseado em doações. Em sua primeira aula, arrecadou US$ 136. Ela está treinada para instruir ioga para adultos e está preparada para encarar as mães e os pais na aula para família. Ela se sente totalmente preparada para lidar com as lesões com que pode se deparar.

"Nós aprendemos tantas variações de todas as posições para fazer se as pessoas tiverem lesões ou para evitar as lesões de acontecerem", diz em um tom confiante.

A escola só começa às 9h45 ou 10h30, então ela tem tempo de praticar ioga em casa antes de sair. Ela também arranja tempo para se divertir. Em dias ensolarados, ela pratica stand up paddle.

Fonte: g1.globo.com
 
Por:  Maratimba.com    |      Imprimir