Categoria Opinião  Noticia Atualizada em 07-04-2014

O consumidor tem que ser resistente
Aconteceu l� na China, h� poucos meses: um consumidor, morador da prov�ncia de Hainan, come�ou a vomitar sangue depois de tomar um pouco de �gua mineral. Desconfiados, seus parentes deram o resto da �gua a uma galinha. A infeliz penosa,
O consumidor tem que ser resistente

Enquanto isso, a Pol�cia da Nicar�gua apreendeu, em 2007, 40 mil tubos de pasta de dente tamb�m chinesa, sob a suspeita de ter composi��o qu�mica id�ntica � de uma outra que, um ano antes, causou a morte de 51 pessoas no Panam�. Segundo noticiou a rede Al Jazeera, "esta a��o segue a apreens�o, nos Estados Unidos, de todas as pastas de dente importadas da China, para que fossem realizados testes de constata��o de dietileno-glicol, uma subst�ncia utilizada em anticongelantes e fluidos de freio".

H� tamb�m o sempre lembrado epis�dio do leite produzido naquele pa�s, que levou cerca de 13 mil beb�s ao hospital. Segundo o Minist�rio da Sa�da da China, em 104 casos os beb�s apresentaram sintomas graves. Constatou-se, ap�s uma investiga��o, a presen�a de melamina no leite - uma subst�ncia altamente t�xica, utilizada para enganar os sensores dos sistema de controle de qualidade, de forma a permitir uma maior adi��o de �gua.

N�o nos esque�amos dos brinquedos! O Governo da China encontrou irregularidades em 23% dos brinquedos produzidos naquele pa�s. De acordo com a ag�ncia do governo chin�s que fiscaliza o padr�o de qualidade dos produtos fabricados e comercializados no pa�s, mais de um quinto dos brinquedos l� produzidos podem fazer mal � sa�de das crian�as.

Segundo o jornal China Daily, "algod�o sujo, lixo industrial e at� restos de pacotes de macarr�o instant�neo foram encontrados no forro de alguns bonecos". Segundo declararam as autoridades chinesas, estes brinquedos podem causar doen�as como alergias, diarr�ia e at� pneumonia.

O Governo da China n�o encontrou falhas apenas nos brinquedos. H� tamb�m os populares "MP3 Players". Segundo o Minist�rio da Ind�stria da Informa��o chin�s, incr�veis 65% dos "MP3 Players" produzidos naquele pa�s apresentam defeitos de qualidade. De acordo com um estudo realizado com aparelhos digitais de 32 marcas chinesas, apenas 11 superaram os padr�es de qualidade m�nimos. Entre os defeitos mais frequentes est�o problemas de som ou nos carregadores das baterias.

A preocupa��o do Governo da China com a qualidade procede e � saud�vel. Em 2005, segundo noticiou o jornal The Korea Times, descobriu-se que produtos aliment�cios derivados de pescados estavam contaminados por subst�ncias comprovadamente cancer�genas.

Mas n�o s�o s� os pescados. Pesquisa realizada em 2007, e publicada pelo jornal The Times of India, alertava para os riscos contidos em alguns dos alimentos produzidos na China: "Metade dos pacientes com c�ncer de est�mago, de reto e de colo eram consumidores regulares de alimentos chineses".

A quem pensar que a China s� produz produtos de baixa qualidade, advertimos: grande engano! Alguns dos produtos mais refinados do planeta tem sido produzidos l�, e com qualidade absolutamente impec�vel.

Na verdade, apenas citamos todos estes exemplos buscando real�ar o dano que alguns poucos inescrupulosos causam � imagem de um pa�s. E isto nos veio � mem�ria h� algum tempo, quando eclodiu um rumoroso esc�ndalo em S�o Tom� e Pr�ncipe, cujo centro era a p�ssima qualidade de latic�nios exportados pelo nosso Brasil!

Segundo li na ag�ncia Angola Press, a qualidade dos produtos que foram exportados pelo Brasil era t�o ruim que eles foram classificados pelas autoridades locais como "um atentado � sa�de p�blica".

Para piorar, enquanto a conscientiza��o de que trabalhar de forma incorreta � "matar uma galinha dos ovos de ouro", no meio do embate entre a gan�ncia e a inoper�ncia fica o pobre consumidor - a este, apenas resta orar e ser resistente!

Fonte: Reda��o Maratimba.com
 
Por:  Pedro Valls Feu Rosa    |      Imprimir