Categoria Geral  Noticia Atualizada em 14-04-2014

Quatro municípios do Norte do RS decretam situação de emergêcia
Erebango, Tapejara, Trindade do Sul e Três Palmeiras emitiram alerta. Mais de mil famílias estão desabrigadas e algumas estão ilhadas.
Quatro municípios do Norte do RS decretam situação de emergêcia
Foto: g1.globo.com

Quatro prefeituras decretaram situação de emergência neste domingo (13) devido ao temporal que atingiu o Rio Grande do Sul. A Defesa Civil recebeu comunicados oficiais de Erebango, Tapejara, Trindade do Sul e Três Palmeiras, todos da Região Norte.

O levantamento de estragos, incluindo prejuízos econômicos e sociais, assim como o tipo de fenômeno ocorrido em cada área, será avaliado nesta segunda-feira (14) pelo órgão estadual.

"As duas primeiras, Erebango e Tapejara, tiveram prejuízos maiores com famílias desabrigadas e muitas residências destruídas. As outras duas registraram problemas de volumes elevados de precipitação. Choveu 200 milímetros, o que equivale a mais de um mês de chuva. Oito pontes foram interditadas entre os dois municípios e temos de seis a oito famílias ilhadas em regiões isoladas de Três Palmeiras", relata ao G1 o coordenador em exercício da Defesa Civil, tenente-coronel Luiz Henrique Oliveira.

Conforme Oliveira, a tendência é de que o governo homologue os decretos de situação de emergência de Erebango e Tapejara. "Os municípios vão apresentar amanhã (segunda) todas essas informações e tudo indica que serão homologados", adianta.

O governador Tarso Genro determinou "ações imediatas" e auxílio total aos dois municípios. Tarso deve visitar a região nesta semana para acompanhar os trabalhos da Defesa Civil. O governo informou que já fez contato com o ministro da Integração Nacional, Francisco Teixeira, em busca de auxílio.

O levantamento da Defesa Civil indica que cerca de 1,1 mil famílias estão desabrigadas na Região Norte do estado. Tapejara concentra 800 e Erebango, onde um homem morreu ao proteger o filho, outras 300. Cerca de quatro mil kits de ajuda humanitária, com lençóis, cobertores, edredons e travesseiros, foram distribuídos nas cidades, além de mil peças de roupas para crianças.

Fonte: g1.globo.com
 
Por:  Maratimba.com    |      Imprimir