Categoria Geral  Noticia Atualizada em 15-04-2014

Velório de menino de 11 anos achado morto comove Três Passos, RS
"Sempre tinha um sorriso no rosto", diz amiga de garoto morto aos 11 anos. Pai, madrasta e amiga do casal foram presos como suspeitos.
Velório de menino de 11 anos achado morto comove Três Passos, RS
Foto: g1.globo.com

O corpo de Bernardo Uglione Boldrini, 11 anos, encontrado morto em um matagal no interior de Frederico Westphalen, no Norte do Rio Grande do Sul foi velado entre a manhã e a tarde desta terça-feira (15), no ginásio do Colégio Ipiranga, onde ele estudava, em Três Passos, no Noroeste. A cerimônia foi marcada pela comoção de moradores do município de cerca de 24 mil habitantes. O pai do menino, a madrasta e uma amiga da família estão presos. O corpo será levado para Santa Maria, onde será sepultado.

Colegas de aula estavam presentes na cerimônia. Alguns lembraram que o menino cultivava a religiosidade em seu cotidiano. "Mesmo diante de todo o sofrimento que passava, sempre tinha um sorriso no rosto. Ensinou pra todos que era preciso ser forte para superar todas as dificuldades", contou ao G1 a estudante Angélica Rodrigues, de 12 anos, amiga de Bernardo. As aulas no Colégio Ipiranga foram suspensas até a semana que vem.

O suposto distanciamento entre Bernardo e o pai, o médico cirurgião Leandro Boldrini, também foi destacado por famílias que conheciam o garoto. As buscas por Bernardo, que ficou desparecido durante 10 dias já haviam mobilizado a comunidade escolar. "Procuramos incansavelmente. Estamos frustrados", comentou a psicóloga do colégio, Denise Helena Escher.

Por volta de 15h desta terça, o corpo começou a ser deslocado para Santa Maria, na Região Central do estado, onde residem familiares de Bernardo. No município, ocorrerá um novo velório na Capela do Hospital de Caridade. Na manhã de quarta (15), ele será enterrado no Cemitério Ecumênico Municipal de Santa Maria, ao lado do túmulo da mãe. O sepultamento deve começar às 10h.

Ex-babá diz que madrasta o "agredia com palavras"

Uma ex-babá do menino Bernardo Uglione Boldrini, 11 anos, encontrado morto em um matagal no interior de Frederico Westphalen, no Norte do Rio Grande do Sul, confirmou que o garoto recebia pouca atenção do pai e da madrasta, com quem morava na cidade de Três Passos, a cerca de 400 quilômetros de Porto Alegre. A mulher trabalhou na casa da família por dois anos. A mãe do menino morreu há quatro anos.

O pai do garoto e a madrasta, além de uma amiga do casal, são suspeitos do crime. Eles foram presos na noite de segunda-feira (14), depois que o corpo da criança foi encontrado, e estão em local não revelado por medida de segurança.

"Ela sempre afastava o menino dela. Agredia com palavras", diz Helaine Marisa Wentz, ex-babá do menino.

Durante a madrugada, moradores da cidade foram até a residência do casal para protestar com velas e cartazes, pedindo justiça. O pai é médico e a madrasta é enfermeira.

O caso chocou a comunidade de Três Passos. Órfão de mãe, o garoto já havia se queixado de abandono familiar, segundo a delegada Caroline Virginia Bamberg, responsável pela investigação. Em entrevista coletiva nesta terça-feira (15), ela afirmou que o menino chegou a procurar o Judiciário por conta própria, no início deste ano, para falar do assunto.

Na manhã desta terça (15), o Colégio Ipiranga, onde Bernardo curava o 6º ano do ensino fundamental, suspendeu as atividades por causa da morte do menino. As aulas só voltam na semana que vem. Emocionados, colegas e professores do garoto rezaram e pediram justiça.

Amigos da família disseram que Bernardo não tinha outros parentes na cidade. A mãe dele morreu em fevereiro de 2010. Segundo a polícia, a mulher cometeu suicídio com um tiro na cabeça no consultório médico do ex-marido, pai do garoto.

Caso corre em segredo de Justiça

A investigação corre em segredo de Justiça e poucos detalhes são fornecidos à imprensa. Entretanto, de acordo com a delegada, a amiga do casal relatou à polícia onde o corpo de Bernardo Uglione Boldrini estava enterrado.

A Polícia Civil disse ter certeza do envolvimento do pai, da madrasta e da amiga da mulher no sumiço do menino. "Precisamos identificar o que cada um fez para a condenação", afirmou aos jornalistas. Os três estão presos preventivamente por 30 dias.

O menino foi morto com uma injeção letal, segundo a Polícia Civil, o que ainda deverá ser confirmado pelo laudo. O corpo dele passará por perícia, já que foi encontrado em estado de decomposição.

Fonte: g1.globo.com
 
Por:  Maratimba.com    |      Imprimir