Categoria Policia  Noticia Atualizada em 16-04-2014

Policia de Nova York abandona programa de espionagem
Unidade secreta tinha sido criada ap�s ataques de 11 de setembro
Policia de Nova York abandona programa de espionagem
vetorcdrfree.blogspot.com

A pol�cia de Nova York, nos Estados Unidos, vai abandonar seu programa secreto de espionagem contra mu�ulmanos, que inclu�a agentes � paisana em �reas isl�micas para monitorar conversas e colher informa��es. Segundo o jornal The New York Times, trata-se da primeira "ruptura" promovida pelo novo comiss�rio do departamento policial da cidade, William Bratton, marcando um claro sinal de mudan�a em rela��o a algumas das pr�ticas de intelig�ncia adotadas depois dos atentados de 11 de setembro.

O programa, que exp�s as for�as de seguran�a do munic�pio a duas a��es legais, atraiu uma s�rie de cr�ticas de associa��es de defesa dos direitos civis, e at� de parte do FBI. De acordo com o peri�dico, a ag�ncia federal achava que a iniciativa poderia colocar em perigo a seguran�a nacional.

Para os mu�ulmanos, a exist�ncia dessa divis�o - chamada Unidade Demogr�fica - era um sinal de que a pol�cia via todas as suas atividades como suspeitas. Os agentes registravam nos seus mapas as comunidades isl�micas localizadas dentro e fora da metr�pole, assinalando inclusive onde comiam e o que falavam as pessoas que usavam as roupas tradicionais da religi�o.

O programa tinha sido criado em 2003 para identificar lugares onde potenciais terroristas poderiam se esconder dentro da sociedade.

Nova York abandona programa de espionagem de mu�ulmanos
Unidade secreta tinha sido criada ap�s ataques de 11 de setembro

Fonte: http://www.jb.com.br/
 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir