Categoria Geral  Noticia Atualizada em 16-04-2014

Rio Piracicaba amanhece coberto de espuma e Cetesb culpa a estiagem
Fot�grafo registrou material na manh� desta quarta (16) em trecho urbano. Cetesb afirmou que fen�meno � causado pelo per�odo sem chuvas em SP.
Rio Piracicaba amanhece coberto de espuma e Cetesb culpa a estiagem
Foto: g1.globo.com

O Rio Piracicaba amanheceu coberto por uma espuma branca nesta quarta-feira (16). O material na �gua foi registrado por um fot�grafo por volta das 7h30 no ponto pr�ximo � passarela estaiada, regi�o tur�stica de Piracicaba (SP).

De acordo com o fot�grafo Mateus Medeiros, que registrou as imagens, havia tanta espuma que em alguns pontos era at� dif�cil ver a �gua do rio. "A espuma estava muito alta, era um volume muito grande, nunca tinha visto tanto assim", relatou o fot�grafo ao G1.

Ainda segundo ele, a espuma n�o provocava cheiro diferente, s� chamava a aten��o visualmente. Por volta das 10h30, n�o era mais poss�vel ver o material no rio.

Segundo a medi��o do sistema de telemetria do Comit� das Bacias dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundia� (PCJ), a profundidade do Rio Piracicaba na hora em que as fotos foram tiradas era de 1,94 metro e a vaz�o era de 104,86 mil litros de �gua por segundo.

Cetesb

A Companhia Ambiental do Estado de S�o Paulo (Cetesb) informou, por meio de assessoria de imprensa, que a incid�ncia de espuma no rio � "um fen�meno decorrente da longa estiagem que o Estado enfrenta nos �ltimos meses, e que acarreta uma diminui��o da vaz�o do Rio Piracicaba". A companhia afirmou tamb�m que, com esse cen�rio, h� maior concentra��o de esgoto no manancial, o que tamb�m contribui para a forma��o da espuma.

Em nota, a Cetesb afirmou ainda que vai apurar junto aos t�cnicos da Ag�ncia Ambiental de Piracicaba se existe outra causa para o problema, como, por exemplo, o lan�amento de efluentes industriai, o que � pouco prov�vel, segundo a companhia.

Fonte: g1.globo.com
 
Por:  Maratimba.com    |      Imprimir