Categoria Geral  Noticia Atualizada em 16-04-2014

Separatistas erguem bandeira russa sobre blindados ucranianos
Pelo menos seis ve�culos foram dominados, segundo defesa ucraniana. De acordo com Kiev, agentes russos ajudaram na opera��o.
Separatistas erguem bandeira russa sobre blindados ucranianos
Foto: g1.globo.com

Ativistas pr�-R�ssia tomaram o controle de pelo menos seis ve�culos blindados das For�as Armadas da Ucr�nia com a ajuda de agentes russos, informou o Minist�rio da Defesa ucraniano nesta quarta-feira (16).

"Um comboio foi bloqueado por uma multid�o de locais em Kramatorsk, com membros de grupos terroristas russos entre eles", diz o comunicado. "Como resultado do bloqueio, os extremistas dominaram o equipamento".

Segundo o texto, os ve�culos est�o agora em Slaviansk, sob poder de pessoas uniformizadas que n�o tem rela��o com as For�as Armadas ucranianas.

Os separatistas pr�-russos do leste da Ucr�nia ergueram a bandeira da R�ssia sobre blindados do Ex�rcito ucraniano zombando das tentativas de retomada do controle por parte do governo pr�-ocidental de Kiev, na v�spera de uma importante reuni�o em Genebra sobre o futuro do pa�s.

Em meio a uma escalda ret�rica entre Moscou e Kiev, o incidente ressalta a persist�ncia dos separatistas russos, apesar da ofensiva policial-militar do governo contra os rebeldes armados que capturaram pr�dios administrativos em dez cidades do leste.

No come�o da manh�, blindados com a bandeira ucraniana entraram na localidade de Kramatorsk, cujo aeroporto j� havia sido ocupado pelas for�as governamentais na v�spera, levando o presidente russo, Vladimir Putin, a alertar para o risco de uma guerra civil.
V�rios desses mesmos ve�culos mais tarde entraram em Slaviansk, que fica a 15 quil�metros. Mas nesse momento os blindados j� ostentavam bandeiras da separatista Rep�blica Popular de Donetsk e da R�ssia, e sobre eles havia homens armados em fardas improvisadas, que pararam em frente � prefeitura, ocupada pelos separatistas.

"Muito bem, rapazes!", exclamavam algumas pessoas aos rebeldes que passavam. "R�ssia, R�ssia!", gritavam outros.

Um soldado que vigiava um dos seis blindados agora sob controle dos rebeldes contou � Reuters que integra a 25� divis�o de paraquedistas da Ucr�nia, com sede em Dnipropetrovsk.
"Todos os soldados e oficiais est�o aqui. Somos todos rapazes que n�o iremos atirar no nosso pr�prio povo", disse ele, acrescentando que seus homens passaram quatro dias sem comida, at� receberem mantimentos de moradores locais.

Um porta-voz dos separatistas e uma testemunha em Kramatorsk disseram que os soldados ucranianos cederam seus ve�culos aos rebeldes ap�s uma negocia��o.

Enquanto isso, um ca�a ucraniano realizou durante v�rios minutos manobras acrob�ticas sobre a principal pra�a da cidade, numa demonstra��o de for�a do governo central. Uma fonte oficial disse que o ministro ucraniano da Defesa est� viajando a Kramatorsk para tentar esclarecer a situa��o.

Essa exibi��o e a ret�rica inflamada contribuem com os temores de viol�ncia, depois que homens armados apoiados por Moscou ocuparam pr�dios administrativos em dez cidades do leste ucraniano na �ltima semana.

O governo provis�rio de Kiev tenta reassumir o controle sem viol�ncia, � espera da reuni�o de quinta-feira em Genebra, onde os chanceleres da R�ssia e da Ucr�nia devem se reunir pela primeira vez desde o agravamento da crise, na presen�a de representantes dos EUA e Uni�o Europeia.

A crise ucraniana teve in�cio em fevereiro, quando o ent�o presidente pr�-russo, Viktor Yanukovich, rejeitou um acordo de associa��o com a UE, preferindo estreitar la�os com Moscou.

Intensos protestos se seguiram em Kiev, levando � queda de Yanuokovich em fevereiro, com a nomea��o de um governo pr�-ocidental. Ent�o, a pen�nsula da Crimeia, onde a etnia russa � majorit�ria, decidiu em referendo se desligar da Ucr�nia e aderir a Moscou. Outras regi�es do leste ucraniano, tamb�m com expressiva popula��o russ�fona, se disp�em a seguir o mesmo caminho desde ent�o.

Em telefonema na noite de quarta-feira � chanceler (primeira-ministra) alem�, Angela Merkel, Putin disse que o governo ucraniano "embarcou em um rumo anticonstitucional" ao usar o Ex�rcito contra os rebeldes.

"A aguda escalada do conflito coloca o pa�s, na pr�tica, � beira de uma guerra civil", disse ele, segundo nota do Kremlin.

O primeiro-ministro ucraniano, Arseny Yatseniuk, reagiu acusando Moscou de "exportar terrorismo para a Ucr�nia".

Fonte: g1.globo.com
 
Por:  Maratimba.com    |      Imprimir