Categoria Politica  Noticia Atualizada em 21-04-2014

PT deve dar posto de Vargas a ex-ministro
A ala majorit�ria da bancada do PT na C�mara decidiu indicar o nome do deputado Luiz S�rgio (PT-RJ
PT deve dar posto de Vargas a ex-ministro
noticias.r7.com

A ala majorit�ria da bancada do PT na C�mara decidiu indicar o nome do deputado Luiz S�rgio (PT-RJ), ex-ministro das Rela��es Institucionais e da Pesca, para suceder Andr� Vargas (PT-PR) no cargo de vice-presidente da C�mara. Vargas abriu m�o do posto na quarta-feira passada.

A reuni�o que selou o apoio da ala majorit�ria da bancada petista a Luiz S�rgio ocorreu poucas horas depois de Vargas formalizar a sa�da do cargo. Al�m do ex-ministro, a ala cogitava indicar o deputado Jos� Guimar�es (PT-CE).

Correntes minorit�rias do PT apoiam o nome do deputado Paulo Teixeira (PT-SP). Derrotado por Vargas na disputa interna no in�cio deste ano, Teixeira ainda n�o decidiu se vai entrar outra vez na disputa.

"Vou fazer algumas consultas ao longo da semana antes de tomar uma posi��o", disse ele.

A expectativa do partido � que a escolha do sucessor de Vargas na vice-presid�ncia aconte�a no dia 29. A indica��o do nome cabe ao PT, segundo acordo que determinou a composi��o da Mesa Diretora da Casa.

Luiz S�rgio ocupou o Minist�rio das Rela��es Institucionais no primeiro semestre do governo Dilma Rousseff, per�odo em que ganhou o apelido de "gar�om" devido � falta de autonomia para executar os acordos com a base aliada do governo. Transferido para o Minist�rio da Pesca em junho de 2011, ele chefiou a pasta at� mar�o de 2012.

A ala majorit�ria da bancada, composta por parlamentares das correntes Construindo um Novo Brasil (CNB) e Movimento PT, tem cerca de 50 dos 88 deputados do partido. "O grupo da CNB indicou Luiz S�rgio que, inclusive, j� est� em campanha", disse o deputado Vicente C�ndido (SP), integrante da ala.

Andr� Vargas foi for�ado a deixar a vice-presid�ncia depois que vieram � tona suas liga��es com o doleiro Alberto Youssef, preso na opera��o Lava Jato da Pol�cia Federal sob acusa��o de liderar um esquema de lavagem de dinheiro que movimentou R$ 10 bilh�es.

Ren�ncia

Durante o fim de semana, Vargas comunicou a dirigentes petistas que estaria novamente disposto a renunciar tamb�m ao mandato de deputado. Ele havia anunciado que renunciaria na semana passada, mas voltou atr�s depois de uma conversa com advogados, e decidiu permanecer no cargo.

O petista � alvo de um processo no Conselho de �tica da C�mara e, mesmo que renuncie, pode ser cassado e ter os direitos pol�ticos suspensos.

Em conversas com dirigentes petistas durante o feriado prolongado, o deputado afirmou que vai renunciar ao mandato at� ter�a-feira, mas a dire��o do partido s� dar� o caso por encerrado quando a decis�o for oficializada.

Se renunciar, Vargas passa a ser um filiado comum do PT e deixa de ser objeto da Comiss�o de �tica nacional. Na semana passada uma comiss�o de tr�s dirigentes ouviu suas alega��es e fez um relat�rio recomendando que o caso do deputado seja apreciado pela Comiss�o de �tica, que pode indicar sua expuls�o do partido. A c�pula petista tamb�m o pressiona abertamente a renunciar ao mandato de deputado.

PT deve dar posto de Vargas a ex-ministro
Fonte: AE

Fonte: http://www.reporterdiario.com.br/
 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir