Categoria Geral  Noticia Atualizada em 22-04-2014

Entulho da Perimetral é retirado para liberar vias no Rio até quinta-feira
Cerca de 1500 m³ de concreto foram recolhidos, segundo concessionária. Implosão de mais um trecho do Elevado aconteceu no domingo (20).
Entulho da Perimetral é retirado para liberar vias no Rio até quinta-feira
Foto: g1.globo.com

Mais de 70 caminhões cheios de entulho já recolheram cerca de 50% dos resíduos gerados pela implosão de um novo trecho da Perimetral, realizada no domingo (20). Cerca de 4 mil m³ foram gerados e aproximadamente 1500m³ retirados para a liberação das vias, que devem acontecer na quinta-feira (24). De acordo com a Concessionária Porto Novo, a operação está dentro do cronograma e "em ritmo acelerado". Parte do material será reciclado e reaproveitado na pavimentação de ruas próximas.

A demolição do viaduto aconteceu nos 300 metros da via entre a Marinha e a Polícia Federal, na altura da Praça Mauá. Foram usados 250 quilos de explosivos para colocar abaixo cerca de 4 mil metros cúbicos de concreto.

Em novembro dde 2013, foram usados 1.200 kg para derrubar trecho de pouco mais de um quilômetro do elevado. A demolição faz parte do projeto de revitalização da degradada Zona Portuária. No futuro, um túnel vai substituir a Perimetral e a Rodrigues Alves será uma via expressa.

O prefeito do Rio, Eduardo Paes, festejou o resultado da implosão. "É uma alegria muito grande ver esse espaço da cidade ser devolvido. Praticamente toda a Perimetral já foi demolida, sendo que a parte mais complexa será perto da Rodoviária. Eu acho que a gente passou muito tempo no Rio reclamando pelo que não era feito e agora a gente reclama pelo que está sendo feito", disse a autoridade.

Paes voltou a defender que as mudanças no trânsito vão valer a pena no futuro, apesar dos transtornos. "São obras de mobilidade. Quando você faz tudo o que tinha que ter sido feito há 50 anos, isso causa transtornos. Vale a pena andar pela Praça XV e ver a diferença. A gente vai começar a urbanização e espero que na festa dos 450 anos do Rio a gente já entregue parte da obra".



Fonte: g1.globo.com
 
Por:  Maratimba.com    |      Imprimir