Categoria Trag�dia  Noticia Atualizada em 24-04-2014

Procuradoria acusa 11 tripulantes de balsa da Coreia
Mergulhador pula no mar na regi�o onde balsa afundou na Coreia do Sul durante trabalhos de resgate das v�timas nesta quinta-feira (24)
Procuradoria acusa 11 tripulantes de balsa da Coreia
paranatinganews.com.br

A Procuradoria-Geral da Coreia do Sul acusou nesta quinta-feira (24) de homic�dio por neglig�ncia e viola��o das leis mar�timas 11 dos 15 membros resgatados da tripula��o da embarca��o Sewol, cujo naufr�gio deixou mais de 300 mortos e desaparecidos.

Os procuradores acham que os tripulantes n�o fizeram qualquer opera��o de salvamento: se protegeram na cabine enquanto esperavam para ser resgatados pela Guarda Costeira, informou a emissora sul-coreana "Arirang".

As acusa��es aos membros da tripula��o podem levar a no m�nimo tr�s anos de pris�o.

Quanto ao capit�o, que permanece detido pelo mesmo motivo, � acusado pelas autoridades de "assassinato por omiss�o" por supostamente n�o evacuar o barco, deixando a maioria dos passageiros presa.

Hoje, alguns tripulantes interrogados admitiram que n�o tentaram resgatar os passageiros a bordo, enquanto o chefe de m�quinas se defendeu.

"Eu n�o pretendi fugir" deixando os passageiros para tr�s, respondeu o maquinista � imprensa ap�s ir a um tribunal na cidade portu�ria de Mokpo, no sudoeste do pa�s e perto das �guas onde naufragou o barco na quarta-feira 16.

As autoridades acreditam que o funcion�rio da embarca��o conseguiu escapar atrav�s de uma passagem reservada aos membros da tripula��o, ap�s pedir aos passageiros que n�o se movimentassem, mas ele assegura que escapou "exatamente antes de a embarca��o come�ar a virar totalmente".

A investiga��o revelou que sete membros da tripula��o, incluindo o chefe de m�quinas, est�o entre os primeiros a chegar � costa em um bote salva-vidas ap�s o resgate.

A balsa Sewol come�ou a se inclinar na manh� do dia 16, quarta-feira, supostamente por uma curva brusca que levou ao deslocamento da carga, e em pouco mais de uma hora j� estava completamente afundada.

Das 476 pessoas que viajavam na balsa, apenas 174 puderam ser resgatadas, entre elas quase toda a tripula��o, enquanto o n�mero de mortos confirmados chegou hoje a 171 e outros 131 passageiros, a maioria adolescente, permanecem desaparecidos - e j� n�o h� esperan�as de encontr�-los vivos.

Procuradoria acusa 11 tripulantes de balsa da Coreia de homic�dio
Naufr�gio deixou mais de 300 mortos e desaparecidos.
Acusa��es podem levar no m�nimo a tr�s anos de pris�o.

Fonte:

Acesse o G1

 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir