Categoria Economia  Noticia Atualizada em 24-04-2014

A economia espanhola cresce no maior ritmo
Liquida��o em loja na Puerta del Sol, em Madri.
A economia espanhola cresce no maior ritmo
EFE

A recupera��o da economia espanhola se consolidou no primeiro trimestre do ano com um crescimento de 0,4% em rela��o aos tr�s trimestres anteriores, segundo dados antecipados nesta quinta-feira pelo Banco da Espanha, os quais indicam uma acelera��o em rela��o �s taxas registradas no terceiro e quarto trimestres de 2013 (de 0,1% e de 0,2%), que marcaram o final de uma longa recess�o. Para encontrar um ritmo maior de crescimento � preciso voltar no tempo at� o in�cio da crise, quando no come�o de 2008 a economia cresceu 0,5% para entrar pouco depois no t�nel da chamada Grande Recess�o.

Em compara��o com o primeiro trimestre do ano passado, o avan�o no primeiro trimestre deste ano � de 0,5%, o que resulta na primeira taxa positiva na compara��o ano a ano depois de nove trimestres consecutivos de queda, de acordo com o boletim econ�mico da institui��o.

A leve alta no consumo privado e o investimento empresarial estimularam o crescimento: a demanda dom�stica contribuiu com dois d�cimos para o aumento no primeiro trimestre. H� tamb�m uma pequena melhora nos gastos e no investimento das administra��es p�blicas. Os outros dois d�cimos do crescimento trimestral foram propiciados pelo setor externo, que diminuiu sua expans�o em rela��o � registrada na reta final de 2013.

Com esses dados o Banco da Espanha confirma suas previs�es oficiais, divulgadas em mar�o, que situam o ritmo da recupera��o em um crescimento de 1,2% e 1,7% em 2014 e 2015. Essas proje��es est�o em conformidade com as do gabinete de Mariano Rajoy. O ministro da Economia, Luis de Guindos, vaticinou na quarta-feira que o PIB crescer� em m�dia 1,5% este ano e no seguinte.

Quanto ao risco de defla��o, o Banco da Espanha considera "remota" a possibilidade de que se registrem quedas generalizadas e persistentes dos pre�os para o consumidor, e s� as vislumbra no caso de que um risco dessa natureza se materialize em toda a zona do euro.

A institui��o espera, por�m, taxas de varia��o muito reduzidas do IPC ao longo do ano, que podem ser at� pontualmente negativas. Mas minimiza o risco de defla��o, ao prever uma trajet�ria "ligeiramente crescente" da infla��o no transcorrer de 2014 em decorr�ncia da tend�ncia de recupera��o do gasto das resid�ncias e das menores quedas nos custos trabalhistas (principalmente sal�rios).

A economia espanhola cresce no maior ritmo desde o in�cio da crise
A recupera��o se consolida com um avan�o do PIB de 0,4%, o melhor resultado desde 2008
O consumo e o investimento empresarial estimulam o crescimento, segundo o Banco da Espanha
� o terceiro trimestre consecutivo de expans�o e o primeiro na compara��o ano a ano

Fonte: http://brasil.elpais.com/
 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir