Categoria Geral  Noticia Atualizada em 30-04-2014

Regra para ambientes livres de fumo pode sair este ano
Cerca de 10% da popula��o entrevistada afirma ser fumante passiva nos locais de trabalho
Regra para ambientes livres de fumo pode sair este ano
Thinkstock

A regulamenta��o da lei de ambientes livres de fumo poder� ser feita ainda este ano, anunciou nesta quarta-feira (30) o ministro da Sa�de, Arthur Chioro. Sancionada h� mais de dois anos, a lei, que prev� a proibi��o do fumo em locais coletivos fechados (privados ou p�blicos) e os fum�dromos ainda n�o saiu da gaveta, por falta de regulamenta��o.

Entre os pontos que precisam ser esclarecidos est�o, por exemplo, qual ser� a penalidade para o caso de desrespeito da lei, a defini��o do que � ambiente fechado, como proceder em locais como varanda ou com cobertura parcial, como pontos de �nibus.

Pesquisa divulgada nesta quarta-feira (30) pelo Minist�rio da Sa�de mostra que 9,8% da popula��o entrevistada afirma ser fumante passiva nos locais de trabalho - um n�mero considerado pelo governo como bastante significativo. "A redu��o dessas taxas, no entanto, n�o depende exclusivamente da regulamenta��o", argumentou Chioro.

Ele afirmou que a pr�pria fiscaliza��o do empregador e a implementa��o de regras que est�o vigentes, por si s�, j� poderiam ter um impacto significativo nesses n�meros. O fumo passivo � causa importante de risco para ocorr�ncia de doen�as relacionadas ao tabagismo, como c�ncer de pulm�o e problemas card�acos.

Os dados da pesquisa mostram que 11,3% da popula��o brasileira � fumante. Em 2006, o porcentual era de 15,7%. A queda � atribu�da pelo governo a medidas como a proibi��o da propaganda, as imagens de advert�ncia nos ma�os de cigarro, medidas que foram implementadas na d�cada passada.

Regra para ambientes livres de fumo pode sair este ano
Pesquisa mostra que 11,3% da popula��o brasileira � fumante

Fonte: http://noticias.r7.com/
 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir