Categoria Tecnologia  Noticia Atualizada em 02-05-2014

Fotos que mostram biquínis têm um "forte impacto positivo"
Segundo os especialistas, fotos que mostram armas, como um revólver, minissaias, maiôs, biquínis, sutiãs e xícaras têm "um forte impacto positivo" na popularidade de uma foto.
Fotos que mostram biquínis têm um
inesjunqueira.com

Especialistas em internet e computação desenvolveram uma fórmula para prever quais fotos serão as mais populares na web.

Os especialistas analisaram a cor, textura, conteúdo e contexto de mais de 2 milhões de fotos no site de compartilhamento Flickr e então contaram o número de vezes que as fotos foram vistas para descobrir quais fatores levam as fotos à fama.

Aditya Khosla, estudante do Massachusetts Institute of Technology (MIT), Atish Das Sarma, do eBay Research Labs e Raffay Hamid, do DigitalGlobe, divulgaram no mês passado o estudo "O que torna uma imagem popular?" em uma conferência sobre internet.

Segundo os especialistas, fotos que mostram armas, como um revólver, minissaias, maiôs, biquínis, sutiãs e xícaras têm "um forte impacto positivo" na popularidade de uma foto.

Entre os objetos e animais que tiveram um "impacto positivo médio" estão pandas gigantes, basquete, joaninhas, lhamas e arados.

As fotos com impacto positivo baixo são as que mostram guacamoles, catamarãs, javalis, carroças e placas solares. E há também as fotos com impacto negativo, que mostram espátulas, laptops, carrinhos de golfe e desentupidores.

Eles também descobriram quais as cores em fotos que mais atraem as pessoas.

"Observamos que, em média, as cores mais azuladas e esverdeadas tendem a ter importância menor quando comparadas à cores mais avermelhadas. Isto pode ocorrer pelo fato de as imagens conterem mais cores chamativas (que) tendem a atrair o olhar do observador, levando a um número maior de views", escreveram os pesquisadores.

Recomendações e teste

Os pesquisadores também dão algumas sugestões para aumentar a popularidade das fotos, entre elas está a opção por colocar figuras humanas na imagem ou, pelo menos, um ponto de foco bem definido.

"Podemos observar que objetos semanticamente importantes, como pessoas, tendem a contribuir positivamente para a popularidade de uma imagem. Notamos ainda que cenas abertas com pouca atividade tendem e não ser populares (com muitas exceções, é claro)", escreveram os especialistas.

Além de avaliar o que torna uma foto popular, Khosla e os colegas também lançaram uma ferramenta online que permite que os fotógrafos testem as chances de uma imagem ganhar popularidade na web antes de a foto ser postada no Flickr.

A pontuação pode chegar ao nível mais baixo, 0,8 ou ao máximo, sete. Se a foto ficar com uma pontuação média, de quatro, ela poderá conseguir 16 views por dia.

Mas, como a avaliação não é exata, o próprio Khosla aconselha que as pessoas analisem as pontuações relativas de várias imagens antes de escolherem a que vão postar.

Talvez a falta de exatidão ocorra devido ao fato de o algoritmo ser limitado e reconhecer apenas mil objetos, além de não medir o impacto das imagens de celebridades. E isto pode explicar os baixos resultados de algumas imagens muito populares como o selfie da apresentadora Ellen DeGeneres durante a cerimônia do Oscar, que conseguiu apenas uma pontuação de 4.158 com a ferramenta dos especialistas.

Segundo pesquisadores, fotos que mostram biquínis têm um "forte impacto positivo"


Fonte: http://tecnologia.ig.com.br/
 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir