Categoria Geral  Noticia Atualizada em 03-05-2014

Japão quer ter estatuto de observador na CPLP
Primeiro-ministro japonês, Shinzo Abe, fez na sexta-feira a sua primeira visita oficial a Portugal
Japão quer ter estatuto de observador na CPLP
http://www.portugaldigital.com.br/

Lisboa - O primeiro-ministro japonês, Shinzo Abe, expressou esta sexta-feira, durante a sua primeira visita oficial a Portugal, o interesse do Japão de se tornar membro observador da CPLP - Comunidade dos Países de Língua Portuguesa. Segundo uma declaração do primeiro-ministro luso, Pedro Passos Coelho, Portugal manifestou o seu apoio a esta pretensão.

O interesse japonês em adquirir o estatuto de observador na CPLP está associado à ambição do Japão de aprofundar as parcerias com países de expressão portuguesa que estão a ampliar a sua presença em África e na América Latina.

No encontro entre os chefes de Governo do Japão e de Portugal, em Lisboa, Pedro Passos Coelho foi convidado para visitar Tóquio. "Agradeço ao senhor primeiro-ministro o convite que hoje me dirigiu para me deslocar ao Japão, a fim de efectuar uma visita oficial de trabalho, retribuindo assim esta visita feita pelo senhor primeiro-ministro a Portugal", declarou Passos Coelho.

"Naturalmente, aceitei este convite, que nos permitirá prosseguir o diálogo que agora iniciámos em Lisboa", acrescentou Passos Coelho, citado pela TSF.

Os dois chefes de governo assinaram uma declaração conjunta para o aprofundamento das relações políticas e nas áreas da segurança e das relações culturais.

Japão quer ter estatuto de observador na CPLP.

Primeiro-ministro japonês, Shinzo Abe, fez na sexta-feira a sua primeira visita oficial a Portugal, onde manifestou ao seu homólogo português, Pedro Passos Coelho, a vontade do Japão de ser membro observador da CPLP.



Fonte: http://www.portugaldigital.com.br/
 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir