Categoria Policia  Noticia Atualizada em 07-05-2014

Outra mulher inocente teve foto postada em site do Guarujá
Homem agrediu dona de casa com pedaço de madeira
Outra mulher inocente teve foto postada em site do Guarujá
(Foto: Reprodução/TV Globo)

Mais uma mulher foi apontada pela página Guarujá Alerta, no Facebook, como possível sequestradora de crianças em Guarujá, no litoral de São Paulo. A publicação da foto ocorreu no sábado (3), mesmo dia do espancamento da dona de casa Fabiane Maria de Jesus, de 33 anos, que morreu na segunda-feira (5) após ter sido confundida e espancada sob acusação de praticar magia negra com crianças. Após passar dois dias internada no Hospital Santo Amaro, a vítima não resistiu aos ferimentos.

A segunda mulher, que vive no interior paulista, teve sua imagem exibida ao lado de um retrato falado feito pela polícia de uma suposta sequestradora. Após a repercussão do caso, a moradora do interior usou as redes sociais para comentar o caso e disse nunca ter feito mal a crianças. Nesta quarta-feira (7), a polícia confirmou que a mulher não tem ficha criminal e que não é a pessoa apontada no retrato falado.

Assim que viu a postagem, a moradora do interior enviou uma mensagem ao perfil Guarujá Alerta dando a sua versão. "Gostaria de esclarecer que não sequestro e nunca sequestrei criança alguma. Sou mãe, avó e temente a Deus", comentou.

A mulher lamentou o fato de a população de Guarujá ter agredido Fabiane por causa de um boato gerado na internet. "Soube que, infelizmente, machucaram uma pessoa inocente. Até porque acompanhei as afirmações de que tudo não passava de boato. [Estou] Muito triste com toda essa situação", afirmou.

A moradora do interior paulista completou dizendo que já foi à polícia para esclarecer os fatos. "Há mais de um ano, não vou ao Guarujá e atualmente moro no interior. Gostaria de alertá-los de que já procurei a delegacia da minha cidade e estou tomando as providências cabíveis", destacou.

Prisão
O delegado Claudio Rossi, da Delegacia Sede de Guarujá, informou que cinco pessoas suspeitas de participação no linchamento de Fabiane estão sendo identificadas. Segundo Rossi, um suspeito detido na terça-feira (6) já teve a prisão temporária decretada e foi encaminhado à Delegacia Sede.

Valmir Dias Barbosa, de 48 anos, foi detido no bairro Morrinhos, a mesma região onde a vítima vivia e foi atacada. Segundo a polícia, o homem confessou a participação na agressão que acabou resultando na morte de Fabiane. O homem foi reconhecido após as imagens do linchamento terem sido entregues à polícia. Outras duas pessoas foram levadas à delegacia. Segundo a polícia, elas testemunharam os fatos, conheciam a dona de casa e o homem que foi preso.

Barbosa alegou que tem filhos e que participou da ação por acreditar que as acusações à vítima – de que ela sequestrava crianças para rituais de magia negra – fossem verdadeiras. "Aconteceu e aconteceu. Não posso fazer mais nada", disse o suspeito.

Enterro
Centenas de pessoas acompanharam, na manhã de terça-feira, o enterro de Fabiane, que deixou marido e dois filhos: um de 12 anos e outro de 1 ano. A cerimônia reuniu familiares e amigos, que não se conformam com a crueldade do crime.

O enterro ocorreu no Cemitério Jardim da Paz, no bairro Morrinhos. O marido de Fabiane, Jaílson Alves das Neves, disse que não sente ódio dos suspeitos. "Para mim, a ficha não caiu. Apesar da brutalidade, não guardo ódio, não guardo esse sentimento ruim no coração. Espero que não aconteça com mais famílias. Essas pessoas que a agrediram e as que assistiram e não tiveram a coragem de salvar uma pessoa inocente não deram nem tempo de defesa para minha esposa. Quero que eles reflitam e que isso não aconteça nunca com a família deles", declarou.

Protesto
Após o enterro de Fabiane, dezenas de amigos e familiares fizeram uma passeata pelo bairro. Durante a marcha, os manifestantes levaram faixas e cartazes com pedidos de justiça.

Maria José Dias era amiga da vitima há 25 anos e foi a última a ver Fabiane ainda com vida. "Ela foi buscar uma bíblia que tinha esquecido na igreja. Tinha pedido para que eu não esquecesse de rezar por ela. Ela estava bonita no sábado, tinha acabado de cortar e pintar o cabelo. Ela se despediu e disse que ia ao médico. A Fabiane nunca fez mal a ninguém. Tiraram o direito de uma bebê crescer ao lado da mãe. Isso não se faz. Essas pessoas chutaram uma mãe indefesa", afirmou.

Com a passeata, o objetivo dos moradores é que a imagem do lugar não fique manchada por causa desse crime brutal. "Minha maior revolta é que eles fizeram com que a imagem do meu bairro fosse destruída. Eles acabaram com a imagem das pessoas que moram aqui e que são honestas e de bem", ressaltou.

Revolta de internautas
Dezenas de usuários da rede social criticaram duramente o administrador da página Guarujá Alerta, e um deles chegou a dizer que a página seria tão culpada quanto os agressores.
Em uma postagem feita no fim da tarde de segunda-feira, o dono do perfil afirma que está colaborando com as investigações e que não irá se pronunciar a respeito do caso, para não atrapalhar o trabalho da polícia. Em alguns comentários, os usuários condenaram a publicação do retrato falado, mesmo sabendo que se tratava apenas de um boato.

De acordo com o delegado Luiz Ricardo Lara, que está à frente do caso, ainda é cedo para apontar a responsabilidade do administrador da página. "Caso, durante a instrução do inquérito policial, seja vislumbrado que, de alguma forma, ele colaborou com o crime, na medida em que propalou esses boatos, enfim, que praticou uma infração penal, será responsabilizado por aquele ato", afirmou.

Confusão
De acordo com o inquérito, o retrato falado atribuído a Fabiane havia sido feito por policiais do Rio de Janeiro, da 21ª DP (Bonsucesso), em agosto de 2012. Na ocasião, uma mulher foi acusada de tentar roubar um bebê do colo da mãe em uma rua de Ramos, na Zona Norte da cidade.

Imagens de câmeras de segurança divulgadas na época mostraram uma mãe passando com a filha de 15 dias no colo e sendo seguida pela suspeita. A vítima estava levando o bebê para fazer o teste do pezinho em um posto de saúde. Ao sair da unidade, foi surpreendida pela sequestradora.

Outra mulher inocente teve foto postada em site do Guarujá
Dona de casa da cidade foi morta após ser confundida com sequestradora.
Foto de moradora do interior foi publicada antes de Fabiane ser agredida.

Fonte:

Acesse o G1

 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir