Categoria Politica  Noticia Atualizada em 07-05-2014

Renan anuncia 10 membros da CPI da Petrobras do Senado
Parlamentares n�o conseguem chegar a um acordo sobre CPI
Renan anuncia 10 membros da CPI da Petrobras do Senado
Moreira Mariz/Ag�ncia Senado

O presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), anunciou nesta ter�a-feira (6) dez nomes de membros da CPI (Comiss�o Parlamentar de Inqu�rito) da Petrobras que ser� instalada na Casa. Ao todo, a comiss�o contar� com 13 integrantes.

Os nomes dos titulares do colegiado j� divulgados por Renan foram: Valdir Raupp (PMDB-RO), Vital do R�go (PMDB-PB), Jo�o Alberto Souza (PMDB-MA), Jos� Pimentel (PT-CE), An�bal Diniz (PT-AC), Humberto Costa (PT-PE), Ciro Nogueira (PP-PI), Acir Gurgacz (PDT-RO), Antonio Carlos Rodrigues (PR-SP) e Gim Argelo (PTB-DF).

Partido da oposi��o n�o apresentaram nenhum nome para compor a comiss�o porque ainda mant�m esperan�as de emplacarem a instala��o de uma CPI Mista, que inclua tamb�m deputados, e na qual a influ�ncia governista tende a ser menor.

Leia mais not�cias no R7

Para o senador Aloysio Nunes, l�der do PSDB no Senado, a medida � apenas protelat�ria.

� O governo antes n�o queria a CPI do Senado nem a mista. Agora, quer a mista e a do Senado. Quer tudo para esvaziar a investiga��o. N�s n�o indicaremos membros. � uma escolha pol�tica do PSDB.

Na pr�xima quarta-feira (7), acaba o prazo dado para que as lideran�as partid�rias indiquem os membros que integrar�o a comiss�o. Caso os nomes n�o cheguem, caber� a Renan nomear os membros faltantes.

Ap�s a indica��o dos membros, a Mesa Diretora do Senado pode marcar o in�cio dos trabalhos da CPI. No entanto, como algumas lideran�as n�o apresentaram os nomes, a comiss�o do Senado n�o est� oficialmente instalada.

Na �ltima segunda-feira (5), Renan recorreu ao plen�rio do STF contra a decis�o da ministra Rosa Weber. No documento, os advogados do Senado argumentam que a decis�o � uma "grave inger�ncia de um Poder sobre o outro".

No recurso, elaborado pela Advocacia-Geral do Senado, Renan pede que o plen�rio do STF revogue a decis�o da ministra, por entender que os parlamentares da minoria n�o t�m direito l�quido e certo � instala��o da CPI para investigar exclusivamente a Petrobras. Al�m disso, os advogados afirmam que a delibera��o sobre a cria��o da CPI � mat�ria interna do Congresso e n�o pode ser decidida pelo Judici�rio.

Renan anuncia 10 membros da CPI da Petrobras do Senado
Oposi��o ainda mant�m esperan�a de conseguir instalar uma comiss�o mista com deputados

Fonte: http://noticias.r7.com/
 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir