Categoria Geral  Noticia Atualizada em 08-05-2014

Morreu Jair Rodrigues, uma das vozes mais marcantes do Brasil
Fez dupla com Elis Regina e imp�s-se pelo seu estilo e energia. Morreu aos 75 anos na sua casa em S�o Paulo, inesperadamente.
Morreu Jair Rodrigues, uma das vozes mais marcantes do Brasil
Foto: publico.pt

Jair Rodrigues, cantor brasileiro de voz expressiva e possante no seu auge, morreu na manh� de quinta-feira em sua casa, em S�o Paulo, de enfarte do mioc�rdio, aos 75 anos.

Nascido a 6 de Fevereiro de 1939 em Igarapava, no Estado de S�o Paulo, come�ou a sua carreira como crooner, nos anos 1950, tendo na d�cada seguinte come�ado a aparecer na televis�o, primeiro em programas de caloiros e, por fim, nos programas Dois na Bossa (com Elis Regina, gravando juntos tr�s discos com o nome do programa, em 1965, 1966 e 1967) e O Fino da Bossa. Antes, por�m, em 1964 grava o primeiro LP e fica conhecido com a can��o Deixa isso pra l�, que entrou nos ouvidos do Brasil e do mundo e que, no refr�o, tinha uma estrutura semelhante � que viria a ter futuramente o rap: "Deixa que digam/ Que pensem/ Que falem/ Deixa isso pra l�/ Vem pra c�/ O que que tem?/ Eu n�o estou fazendo nada/ Voc� tamb�m/ Faz mal bater um papo/ Assim gostoso com algu�m?"

Em 1966, outra vit�ria: no II Festival de M�sica Popular Brasileira, partilhou o primeiro lugar (ex-aequo) com A Banda, de Chico Buarque, defendida por Nara Le�o, ao cantar Disparada, de Geraldo Vandr�, can��o-bandeira que o acompanharia na fama at� ao fim.

Pai dos cantores Jairzinho Oliveira e Luciana Mello, esteve com eles em Portugal em 2003, ano em que lan�ava mais um dos seus quase 50 discos. Nessa altura, Jair estava euf�rico. Numa entrevista ao P�BLICO, junto com os filhos, disse: "H� alguns anos, os pais traziam os filhos para conhecerem o pai do Jairzinho e da Luciana. Hoje j� n�o: eles trazem-nos para conhecer o Jair Oliveira, a Luciana Mello e o Jair Rodrigues. Esta � uma fase mais euf�rica minha, porque tudo o que eu sentia h� trinta anos est� acontecendo. N�o tenho m�sicas nas paradas de sucesso, na televis�o ou no r�dio, mas n�o deixo de fazer sempre os meus shows nos finais de semana. E est�o sempre lotados, gra�as a Deus, com gente da minha gera��o e tamb�m da nova."

E assim continuou at� que, h� poucos dias, se despediu dos palcos em Mato Grosso. Agora, sem avisar, despediu-se da vida.

Fonte: publico.pt
 
Por:  Maratimba.com    |      Imprimir