Categoria Geral  Noticia Atualizada em 11-05-2014

Cuba: 500 pessoas participam da Parada Gay
Participantes estendem bandeira LGBT durante Parada Gay, em Havana, Cuba, em 10 de maio
Cuba: 500 pessoas participam da Parada Gay
AP

V�rias centenas de cubanos dan�aram ao som conga, agitaram a bandeira do arco-�ris e proclamaram seu amor homossexual neste s�bado, comemorando grandes avan�os nos direitos gays enquanto esperam com paci�ncia pelo ainda politicamente distante direito ao casamento.

Cerca de 500 pessoas participaram da s�tima parada anual contra a homofobia pelo distrito de Vedado, na capital Havana, na qual dan�arinos travestis e casais homossexuais de m�os dadas, acompanhados de d�zias de turistas estrangeiros, clamavam por maior aceita��o social.

Cuba aprovou as opera��es de mudan�a de sexo e proibiu a discrimina��o contra l�sbicas, bissexuais e transexuais no local de trabalho nos �ltimos anos, mas ainda n�o legalizou o casamento entre pessoas do mesmo sexo, ou mesmo uni�es civis.

Algumas atitudes p�blicas mudaram quando Fidel Castro admitiu em 2010, dois anos depois de entregar a presid�ncia ao irm�o Ra�l, que errou ao discriminar homossexuais, que foram enviados a campos de trabalho nos primeiros anos da revolu��o de 1959.

"Embora haja uma revolu��o, a consci�ncia n�o mudou r�pido o suficiente entre muitos revolucion�rios", disse Mariela Castro, filha do presidente Ra�l Castro e maior defensora cubana dos direitos LGBT (L�sbicas, Gays, Bissexuais e Transexuais).

"Gostaria que fosse mais r�pido, mas n�o perco a esperan�a. Vou comemorar com grande felicidade o dia em que casais do mesmo sexo puderem come�ar a se casar", afirmou � Reuters na conclus�o do evento.

Embora Cuba seja governada somente pelo Partido Comunista, a legisla��o muitas vezes demora para mudar. Desde 2006 a Assembleia Nacional vem tentando atualizar o C�digo Familiar de 1975, que n�o faz men��o aos direitos de transexuais, gays ou l�sbicas. Enquanto isso, propostas para o reconhecimento de uni�es do mesmo sexo emperraram.

500 pessoas participam da Parada Gay em Cuba

Pa�s aprovou opera��es de mudan�a de sexo e proibiu a discrimina��o contra as l�sbicas, mas ainda n�o legalizou a uni�o civil entre pessoas do mesmo sexo

Fonte: http://noticias.terra.com.br/
 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir