Categoria Policia  Noticia Atualizada em 15-05-2014

Justiça Federal do RJ aceita denúncia contra envolvidos no caso Riocentro
Juíza considera crimes cometidos há 33 anos imprescritíveis.
Justiça Federal do RJ aceita denúncia contra envolvidos no caso Riocentro
www.jfrj.jus.br

A juíza Ana Paula Vieira de Carvalho, da 6ª Vara Federal do Rio, aceitou a denúncia do Ministério Público Federal contra cinco militares e um delegado envolvidos no caso da explosão de bombas no Riocentro, na Zona Oeste do Rio, há 33 anos, durante a ditadura militar. Em seu despacho, a juíza disse que o caso é imprescritível por se tratar de um crime contra a humanidade pelo Direito Internacional.

A denúncia foi aceita na terça-feira (13) e reenviada no mesmo dia ao Ministério Público Federal para vistas. Atendendo ao pedido do MPF, a Justiça Federal determinou que o Exército Brasileiro encaminhe as folhas de alterações dos denunciados e das testemunhas arroladas no prazo máximo de dez dias, sob pena de ser expedido mandado de busca e apreensão.

De acordo com a denúncia, os militares reformados Wilson Luiz Chaves Machado, Nilton de Albuquerque Cerqueira, Newton Cruz, Edson Sá Rocha, Divany Carvalho Barros e o ex-delegado Cláudio Antônio Guerra devem responder pelos crimes de homicídio tentado, formação de quadrilha ou bando, transporte de explosivos, fraude processual e favorecimento pessoal.
A denúncia foi elaborada pelo Grupo de Justiça de Transição do MPF. Denúncias feitas em 1981 e 1999 foram arquivadas pelo Tribunal Militar e pelo Superior Tribunal de Justiça (STJ) porque os magistrados entenderam que os acusados seriam comtemplados pela Lei da Anistia.

Em 1981, num show para comemorar o Dia do Trabalho, uma bomba explodiu no colo do sargento Guilherme do Rosário dentro do carro onde ele estava, no estacionamento do Riocentro, matando o militar e ferindo gravemente o então capitão Wilson Luiz Chaves Machado. Na mesma noite, outra bomba foi lançada na subestação de eletricidade do complexo com o objetivo de cortar a energia.

Justiça Federal do RJ aceita denúncia contra envolvidos no caso Riocentro
Juíza considera crimes cometidos há 33 anos imprescritíveis.
Em 1981 duas bombas estouraram no local durante um show.

Fonte:

Acesse o G1

 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir