Categoria Geral  Noticia Atualizada em 16-05-2014

Marinha terá 23 embarcações e 2 mil militares durante Copa entre RJ e ES
Militares realizaram na manhã desta sexta treinamento em Copacabana. Navio-patrulha oceânico custou R$ 120 milhões; dois deles ficarão no Rio.
Marinha terá 23 embarcações e 2 mil militares durante Copa entre RJ e ES
Foto: g1.globo.com

A segurança marítima do Rio será intensificada durante a Copa do Mundo. A Força Naval Componente colocará à disposição, durante o mundial de futebol, 23 embarcações e 2 mil militares que vão trabalhar de forma integrada com o Centro de Coordenação de Defesa de Área do Rio e do Espírito Santo. A Marinha vai acompanhar o tráfego marítimo, realizar patrulhamento naval e fazer inspeção nas áreas marítimas e portuárias.

"O papel das Forças Armadas é prever uma Copa do Mundo. Toda a população pode ficar tranquila. Os eventos que ocorreram antes da Copa foram um teste para a Marinha. O pessoal está capacitado para qualquer tipo de ocorrência", disse o comandante Álvaro Lemos.

Treinamento

Visando aos jogos, o comando do 1º Distrito Naval realizou nesta sexta-feira (16) um treinamento com o Navio-Patrulha Oceânico Amazonas (P120), Navio-Patrulha Macaé (P70), uma embarcação do Núcleo Especial de Polícia Marítima da Superintendência da Polícia Federal e uma embarcação civil para apoio. A Marinha comprou três novos navios-patrulha oceânico do Reino Unido em 2012; dois deles ficam no Rio e um em Natal, no Rio Grande do Norte. Cada um custou R$ 120 milhões.

"A flexibilidade desta embarcação é muito grande para o controle de área marítima. Nós operamos com fuzileiros navais, mergulhadores de combate, aeronaves e temos também enfermarias com capacidade de dez leitos para receber náufragos ou pessoas que estejam no mar. Fazemos combate de incêndio no mar, ajuda humanitária, busca e resgate. Trabalhamos na Copa das Confederações, JMJ e operação Amazônia Azul", contou o comandante.

A atividade simulou uma ação de patrulha naval, próximo a orla de Copacabana, na Zona Sul, onde teria sido identificada a presença de uma embarcação suspeita. O comandante do P120 ordenou que o barco parasse as máquinas e enviou um grupo para inspecioná-lo. Durante o exercício, a equipe — formada por militares e agentes da PF — encontrou resistência por parte da tripulação. Após o controle, a embarcação foi escoltada até a Capitania dos Portos.

"Dois mil militares vão atuar na área do Rio de Janeiro e do Espírito Santo. A área que cabe aos navios do Rio será entre a Baía de Guanabara até o Recreio. O Amazonas vai ficar um pouco afastado da costa, por ser de porte maior e as menores mais próximas. Caso tenha uma ameaça vindo do mar, nós seremos a primeira barreira", falou o comandante.

Dados técnicos

O navio-patrulha possui um Centro de Informação e Combate (CIC), com câmeras, radares e computadores. Os equipamentos auxiliam nas decisões do comandante. Do local, é possível controlar remotamente os canhões do navio.

Velocidade máxima: 25 nós
Autonomia: 35 dias
Comprimento total: 90,5 metros
Capacidade de carregamento: 6 contêineres

Fonte: g1.globo.com
 
Por:  Maratimba.com    |      Imprimir