Categoria Tragédia  Noticia Atualizada em 18-05-2014

Maiores cheias em cem anos nos Balcãs fazem 44 mortos
Um terço da Bósnia está alagada. Na Sérvia, há pessoas presas em telhados há quatro dias à espera de ajuda.
Maiores cheias em cem anos nos Balcãs fazem 44 mortos
MARKO DJURICA/REUTERS

A ajuda internacional começa a chegar à Sérvia e à Bósnia, a braços com as piores inundações em mais de um século nos Balcãs. Pelo menos 44 pessoas morreram, mas este pode não ser ainda o balanço final numa altura em que o nível das águas continua a aumentar em algumas zonas.

Uma das situações mais complicadas vive-se em Obrenovac, cidade a sul de Belgrado, onde quatro dias depois das intensas chuvadas ainda há pessoas que aguardam por socorro nos telhados de casas e prédios. "Fomos salvos in extremis. Há dois dias que não tínhamos água nem comida. Não podíamos comunicar com ninguém porque não havia electricidade e os telefones não funcionavam", contou uma residente ao site Balkan Insight, explicando que o prédio ao lado do seu desmoronou com a força das águas. "Há muita gente desaparecida", garante.

"Descobrimos 12 corpos em Obrenovac", anunciou o primeiro-ministro sérvio, Aleksandar Vucic, adiantando que outras quatro pessoas morreram noutras zonas do país onde, só na quarta-feira, caiu o equivalente a um mês de chuva.

Até este domingo, mais de 16 mil pessoas foram retiradas de Obrenovac e muitas delas foram levadas para locais de acolhimento provisório na capital. Os acessos à cidade foram entretando fechados, para apenas a entrada das equipas de socorro, depois de no sábado muitas pessoas terem tentado ir à procura de familiares desaparecidos pelos seus próprios meios – as estradas continuam alagadas e os perigos escondem-se, avisa a polícia.

O nível das águas no Kolubara baixou na manhã deste domingo, mas a situação permanece crítica em várias cidades ao longo do rio Sava, que atravessa o norte da Bósnia antes de entrar na Sérvia para desaguar no Danúbio em Belgrado. Segundo a BBC, o pico das cheias é esperado para esta tarde e entre as infra-estruturas em risco está a central eléctrica de Nikola Tesla, que abastece grande parte do país.

"Estamos a fazer tudo para a proteger", garantiu primeiro-ministro sérvio, Aleksandar Vucic, na mesma altura em que milhares de voluntários enchiam sacos de areia para criar uma barreira em redor da central. Para ajudar nos socorros, chegaram neste domingo a Belgrado dois aviões russos de transporte carregados com comida, geradores e barcos de borracha adianta a Reuters.

Igualmente dramática é a situação na Bósnia, onde quase um terço do país foi afectado pelas cheias. A chuva intensa, as cheias rápidas e os deslizamentos de terra fizeram pelo menos 27 mortos, muitos deles na cidade de Doboj (noroeste), atingida por aquilo que um responsável da polícia descreveu como "um tsunami" com três a quatro metros de altura. Imagens da cidade mostram ruas cheias de lama, carros e destroços arrastados pela força das águas.

Várias cidades ao longo do rio Sava permanecem alagadas e muitas pessoas continuam à espera de socorro. A Croácia, onde as fortes chuvadas fizeram também um morto, e a Eslovénia enviaram helicópteros para participar nas operações de resgate, a que se juntaram entretanto equipas enviadas pela Áustria, Alemanha e Reino Unido.

Maiores cheias em cem anos nos Balcãs fazem 44 mortos.
Um terço da Bósnia está alagada. Na Sérvia, há pessoas presas em telhados há quatro dias à espera de ajuda.



Fonte: http://www.publico.pt/
 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir