Categoria Geral  Noticia Atualizada em 20-05-2014

Paralisação de motoristas afeta circulação de ônibus
Cobradores e motoristas de ônibus fecham terminais durante manifestação
Paralisação de motoristas afeta circulação de ônibus
(Foto: Ardilhes Moreira/G1)

Uma paralisação de motoristas e cobradores de ônibus afeta a circulação de ônibus em São Paulo nesta terça-feira (20).
Segundo a São Paulo Transportes (SPTrans), desde 9h50 seis terminais de ônibus da cidade foram fechados por sindicalistas.
A SPTrans, empresa municipal que cuida do sistema de transportens, não soube informar o número de linhas e passageiros afetados.
O Sindicato dos Motoristas e Trabalhadores em Transporte Rodoviário Urbano de São Paulo disse ter sido surpreendido pelo movimento: na noite de segunda-feira (19), assembleia da categoria decidiu fechar acordo com a Prefeitura.
Além do movimento concentrado nos terminais, ônibus que circulavam em vias de São Paulo foram obrigados a parar. Motoristas que aderiram ao movimento impediram o prosseguimento das viagens. Um dos pontos de interrupção de itinerários foi a Avenida Faria Lima, por volta das 13h30, quando grevistas obrigaram passageiros a desembarcar.
Terminais paralisados
De acordo com a SPTrans, por volta das 9h50, foram fechados os terminais Pinheiros (Zona Oeste), Pirituba (Zona Norte) e Princesa Isabel (Centro). Na sequência, motoristas e cobradores bloquearam os terminais Sacomã (Zona Sul), Lapa (Zona Oeste) e Amaral Gurgel (Centro).
De acordo com os motoristas ouvidos pelo G1 no Terminal Pinheiros, eles discordam da decisão tomada em assembleia na noite desta segunda-feira (19). Avisos sonoros alertam os passageiros sobre a paralisação no terminal Pinheiros e na estação da CPTM. Funcionários avisam que apenas os trens da CPTM e do Metrô estão funcionando normalmente.
Por volta das 12h, a SPTrans não tinha informações de quantas linhas circulam pelos terminais e nem quantos passageiros estão sendo afetados.
O ato começou às 9h no Centro. Motoristas da empresa Santa Brígida fecharam o cruzamento da Avenida Rio Branco com o Largo do Paissandu, de acordo com a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET).
A Polícia Militar informou que os motoristas usaram dois ônibus para fechar a via.
Assembleia
Na segunda-feira (19), assembleia no sindicado dos motoristas e cobradores tinha decidido aceitar a proposta das empresas. Assim, a categoria cancelou a paralisação prevista para esta semana.

Segundo a nova proposta, os motoristas receberão 10% de reajuste salarial, tíquete mensal de R$ 445,50 e participação nos lucros e produtividade de R$ 850, entre outros benefícios. Inicialmente, as empresas ofereceram 5% de reajuste. Já o sindicato pedia um índice de 13%.
Um dos benefícios mais festejados pela categoria nesta campanha salarial foi o reconhecimento à insalubridade, dando o direito a aposentadoria especial aos 25 anos de trabalho. O sindicato representa ao todo 37 mil trabalhadores.

Paralisação de motoristas afeta circulação de ônibus em São Paulo
Manifestação interrompeu funcionamento de seis terminais, diz SPTrans.
Prefeitura não soube dizer número de linhas e passageiros afetados.

Fonte:

Acesse o G1

 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir