Categoria Geral  Noticia Atualizada em 20-05-2014

Chanceleres da Unasul deixam Venezuela
Os dist�rbios no pa�s levaram milhares �s ruas para reclamar da infla��o elevada
Chanceleres da Unasul deixam Venezuela
venezuelaecia.blogspot.com

Por Alexandra Ulmer

CARACAS (Reuters) - Os chanceleres da Uni�o de Na��es Sul-Americanas (Unasul) deixaram a Venezuela sem obter avan�os no di�logo entre o governo socialista de Nicol�s Maduro e a oposi��o, despertando d�vidas sobre o futuro das conversas para encerrar a pior crise pol�tica em mais de uma d�cada no pa�s produtor de petr�leo.

A coaliz�o de partidos opositores, a Mesa de Unidade Democr�tica (MUD), "congelou" o di�logo na semana passada acusando o governo de min�-lo e de se negar a libertar os "presos pol�ticos", uma das suas principais exig�ncias.

As gest�es dos ministros, entre eles o chanceler brasileiro Luiz Alberto Figueiredo, e do n�ncio apost�lico para terminar com a onda de protestos, que desde fevereiro j� deixou 42 mortos, estenderam-se por dois dias.

"N�o h� fatos novos que nos permitam mudar de posi��o como gostar�amos", disse nesta ter�a-feira o secret�rio-executivo da MUD, Ram�n Guillermo Aveledo, em uma entrevista coletiva � imprensa.

O dirigente acrescentou que a MUD continua "aberta � possibilidade de di�logo", mas que o governo tem uma "alergia" �s conversas e prefere se impor.

"Pela via da imposi��o, nenhum problema da Venezuela foi resolvido, todos os problemas velhos se agravaram e apareceram problemas novos", explicou.

A MUD exige n�o s� a liberta��o dos que considera "presos pol�ticos", mas dos detidos durante os tr�s meses de manifesta��es, al�m de outras demandas, como a cria��o de uma comiss�o da verdade plural que os inclua, e o fim da repress�o aos protestos pac�ficos.

Apesar de Maduro ter instado seus advers�rios a n�o "esmurrar a mesa" de di�logo, tampouco atendeu �s exig�ncias dos oposicionistas.

Em um comunicado divulgado nesta ter�a-feira, a Unasul pediu a ambas as partes para estabelecer uma data para uma nova rodada de negocia��es.

Desde que os protestos antigoverno come�aram em fevereiro, mais de 800 pessoas ficaram feridas e cerca de 3 mil foram detidas, das quais 200 continuam presas.

Os dist�rbios no pa�s levaram milhares �s ruas para reclamar da infla��o elevada, da escassez de produtos b�sicos e da viol�ncia alarmante.

Al�m de Figueiredo, os chanceleres Mar�a �ngela Holgu�n, da Col�mbia, Ricardo Pati�o, do Equador, e o n�ncio apost�lico da Venezuela, Aldo Giordano, integram o grupo de mediadores do di�logo iniciado h� um m�s.

(Reportagem adicional de Diego Or�)

Chanceleres da Unasul deixam Venezuela; di�logo continua travado


Fonte: http://br.reuters.com/
 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir