Categoria Geral  Noticia Atualizada em 22-05-2014

Saúde abre sindicância para apurar uso de atestados falsos
Doze médicos que atendem na UPH Zona Norte serão investigados
Saúde abre sindicância para apurar uso de atestados falsos
(Foto: Reprodução/TV TEM)

O Conselho Regional de Medicina em Sorocaba (SP) abriu uma sindicância para apurar a denúncia de que 12 médicos apresentaram atestados médicos falsos para faltar ao trabalho. Se as denúncias forem constatadas, as penas variam de advertência até a cassação do registro dos médicos.
Os médicos que teriam apresentado atestados médicos falsos para justificar a ausência no trabalho no fim do ano passado atendem na da Unidade Pré-Hospitalar da Zona Norte de Sorocaba. A conduta foi descoberta depois que representantes da Corregedoria Geral do município desconfiaram do excesso de atestados do mês de novembro.
A UPH da zona norte atende em média 600 pessoas por dia. Para cada turno de 12 horas, seis médicos devem fazer os atendimentos. "O Hospital foi procurado e confirmou que essas pessoas não passaram pelo conjunto hospitalar naqueles dias cujo os atestados foram apresentados à administração. A pena máxima se os fatos forem constatados é a exoneração do serviço público", explica o secretário de governo e segurança, João Leandro da Costa Filho.

De acordo com a denúncia, os atestados falsos seriam do Conjunto Hospitalar de Sorocaba (CHS). A prefeitura fez uma representação do caso no Ministério Público, que pediu a instauração de inquérito. "Será apurado o crime de falsidade ideológica, falsidade material,que é a inserção de algo falso em um documento público, que é o próprio atestado já que consta o carimbo do CSH", afirma o delegado seccional, Marcelo Carriel. No entanto, os médicos apontados na denúncia não foram afastados do trabalho.
Em nota, o CHS informou que não há registro de atendimento aos profissionais de saúde que estão sendo investigados pela prefeitura. Órgão afirma também que já encaminhou o caso para o Conselho Regional de Medicina para que as irregularidades também sejam apuradas.

Saúde abre sindicância para apurar uso de atestados falsos por médicos
Denúncia foi feita pela Corregedoria Geral de Sorocaba.
Doze médicos que atendem na UPH Zona Norte serão investigados.

Fonte:

Acesse o G1

 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir