Categoria Politica  Noticia Atualizada em 24-05-2014

Municipais inglesas mostram grande crescimento do partido
"A raposa j� est� na capoeira", disse Nigel Farage
Municipais inglesas mostram grande crescimento do partido
BEN STANSALL/AFP

Os primeiros resultados das elei��es municipais de quinta-feira em Inglaterra e no Pa�s de Gales - que se realizaram em simult�neo com as europeias -mostram que se est� a delinear uma mudan�a na paisagem pol�tica do Reino Unido, como tinha previsto o euroc�ptico Nigel Farage.

Os n�meros, ainda provis�rios, revelam que o Partido da Independ�ncia do Reino Unido (UKIP) de Farage foi buscar muitos votos aos conservadores e liberais-democratas, mas tamb�m aos trabalhistas.

Segundos os resultados parciais divulgados no Guardian �s 11h00 desta sexta-feira, o UKIP conquistou 83 novos lugares (est� com um total de 93) e os trabalhistas ganharam 97 novos lugares (contabilizam 611). Os conservadores perderam 95 (est�o com 569) e os liberais-democratas perderam 64 (somam 173).

A taxa de participa��o foi, como j� � habitual, na ordem dos 36%, segundo as primeiras estimativas.

Os euroc�pticos registaram bons resultados no sul de Inglaterra, incluindo no Essex e tamb�m em v�rias pontos do Norte do pa�s. Mas o aumento do n�mero de leitos locais do UKIP n�o dever� ser suficiente para que este partido fique a liderar qualquer municipalidade.

Farage n�o conseguiu romper em Londres, a capital, como desejava. Ali, os trabalhistas venceram em algumas das freguesias preferidas de Cameron, como Hammersmith e Fulham, assim como em Merton e Cambridge.

Nigel Farage conseguiu, no entanto, aumentar substancialmente a sua base de apoio noutras grandes cidades como Birmingham e Hull, onde at� aqui tinha uma presen�a residual.

"Foi uma excelente noite", disse Nigel Farage, considerando que o Ukip vai come�ar a "deixar a sua marca" no governo local. "A raposa j� est� na capoeira de Westminster", disse o l�der do Ukip perspectivando j� as legislativas de 2015, que poder�o consolidar o partido euroc�ptico como a terceira for�a pol�tica do Reino.

Municipais inglesas mostram grande crescimento do partido euroc�ptico de Nigel Farage.
O Ukip come�a a delinear-se como a terceira for�a pol�tica do Reino Unido



Fonte: http://www.publico.pt/
 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir