Categoria Geral  Noticia Atualizada em 24-05-2014

Papa Francisco desembarca em Amã e inicia jornada na Terra Santa
Depois, Francisco passará por Belém e Jerusalém. Forte esquema de segurança vai proteger o papa.
Papa Francisco desembarca em Amã e inicia jornada na Terra Santa
Foto: g1.globo.com

O Papa Francisco desembarcou em Amã neste sábado (24), iniciando sua jornada à Terra Santa. O pontifíce chegou à capital da Jordânia por volta das 7h de Brasília. Ele partiu do Aeroporto Internacional de Fiumicino, em Roma, Itália, por volta das 3h20 (horário brasileiro).

A viagem do pontífice tem três etapas: Amã, Belém e Jerusalém. Ele passará pelos Territórios Palestinos até chegar a Israel. Forte esquema de segurança promete proteger o papa, o que vai dificultar a aproximação de cristãos.

Francisco disse na quarta-feira (21) que a viagem à Terra Santa é ‘estritamente religiosa’. "Será uma viagem estritamente religiosa, em primeiro lugar para um encontro com (o patriarca de Constantinopla) Bartolomeu: Pedro e André se reunirão novamente, e isso será belo!", afirmou Francisco na quarta-feira (21).

Ao embarcar, o pontífice argentino, que carregava uma bolsa preta ao entrar no avião, deve chegar às 13h (7h de Brasília) no aeroporto de Amã, de onde será transferido para o palácio real Al-Husseini para ser recebido oficialmente pelo Rei Abdullah II.

Francisco repetirá o histórico gesto de Paulo VI há 50 anos, ao se encontrar com o patriarca ecumênico Bartolomeu I na delegação apostólica de Jerusalém, "no mesmo cômodo" em que seu antecessor se reuniu pela primeira vez com o então líder ortodoxo Atenágoras I.
O papa, assim como fizeram anteriormente João Paulo II e Bento XVI, peregrinará pelos lugares simbólicos do cristianismo como o Santo Sepulcro, o Cenáculo, o Monte das Oliveiras e o Rio Jordão, em uma terra onde os cristãos são minoria.

No domingo (25), irá de helicóptero da capital jordaniana até Belém, onde será recebido pelo presidente palestino, Mahmoud Abbas, e se reunirá com as autoridades, para depois celebrar uma missa ao ar livre na Praça da Manjedoura, junto ao local onde, segundo a Bíblia, nasceu Jesus.

Na segunda-feira (26), o último dia de sua viagem, o papa visitará o grão-mufti de Jerusalém, Amin al-Husayni, no edifício do Grande Conselho na Esplanada das Mesquitas para, em seguida, protagonizar outro momento simbólico: a visita ao Muro das Lamentações.

Fonte: g1.globo.com
 
Por:  Maratimba.com    |      Imprimir