Categoria Geral  Noticia Atualizada em 24-05-2014

EUA liberam documentos sobre Chile durante governo Allende
Cap�tulo mostra financiamento aos opositores do regime de Allende. Socialista se suicidou durante golpe militar liderado por Pinochet.
EUA liberam documentos sobre Chile durante governo Allende
Foto: g1.globo.com

O Departamento de Estado americano anunciou nesta sexta-feira (23) a publica��o do Volume XXI de sua enorme cole��o sobre Rela��es Exteriores, compilando quase 400 documentos relativos ao Chile durante o governo do falecido socialista Salvador Allende.

O volume, de 1.045 p�ginas, documenta a Pol�tica Externa dos Estados Unidos para o Chile entre 20 de janeiro de 1969 e 24 de setembro de 1973, quando o governo de Richard Nixon anunciou a extens�o de seu reconhecimento diplom�tico � junta militar sob o general Augusto Pinochet, informou o Departamento.

O livro re�ne todos os documentos "desclassificados" dispon�veis, provenientes de diversas �reas do governo, incluindo "cables" (os telegramas diplom�ticos) do Departamento para a embaixada em Santiago, transcri��o de reuni�es reservadas e at� memorandos da Ag�ncia Central de Intelig�ncia (CIA, na sigla em ingl�s) previamente liberados.

O �ltimo documento do volume � exatamente um memorando interno da CIA, datado de 25 de setembro de 1973, no qual se p�e fim a um programa sigiloso, aprovado em agosto passado, para financiar partidos pol�ticos e organiza��es do setor privado opositores ao governo de esquerda de Salvador Allende (1970-73).

O Departamento de Estado explicou que o foco do volume � "nas atitudes adotadas e nas a��es tomadas pelo governo diante da instala��o de dois sucessivos presidentes chilenos: a elei��o de Salvador Allende (...) e o golpe de Estado militar do general Augusto Pinochet".

Editado pelo Escrit�rio do Historiador do Departamento, o volume ser� acompanhado, este ano, por outro conjunto de documentos que ser�o postos � disposi��o on-line.

Golpe

O socialista Allende assumiu a presid�ncia do Chile em 3 de novembro de 1970, e foi derrubado pelo sangrento golpe liderado por Pinochet em 11 de setembro de 1973. Nesse dia, Allende se suicidou durante a resist�ncia no interior da casa de Governo.
O volume do Departamento de Estado pode ser baixado gratuitamente no seguinte endere�o eletr�nico: http://static.history.state.gov/frus/frus1969-76v21/pdf/frus1969-76v21.pdf.

Fonte: g1.globo.com
 
Por:  Maratimba.com    |      Imprimir