Categoria Geral  Noticia Atualizada em 26-05-2014

Manaus decreta emergência por causa da cheia do Rio Negro
Nível da água já tornou impossível a passagem de veículos pela Rua dos Barés
Manaus decreta emergência por causa da cheia do Rio Negro
(Tarcisio Heden)

O prefeito de Manaus, Artur Neto (PSDB), decretou situação de emergência na cidade em virtude da cheia no Rio Negro e dos relatórios apresentados pela Defesa Civil do Município. O decreto deverá ser publicado nesta terça-feira (27) no Diário Oficial do município, mas estará disponível em versão eletrônica na noite desta segunda-feira (26).

O nível do Rio Negro chegou a 29,19 metros. A previsão do Serviço Geológico do Brasil é que o rio suba mais 30 centímetros. Os bairros mais atingidos são Educandos, São Raimundo, São Jorge, Presidente Vargas e Bariri.

"Espero que, diferente do ano passado, que haja uma sensibilidade maior do Ministério da Integração para com os ribeirinhos. Decretando situação de emergência na capital, incluindo a área rural, já garanto o seguro defeso para eles. Agora quero mais perspectiva de ajuda para as pessoas que estão com suas casas alagadas também na cidade", declarou o prefeito.

Famílias em áreas de risco são retiradas e recebem ajuda de R$ 300, o chamado aluguel social. O dinheiro é para que paguem aluguel em outro local enquanto persiste risco nos locais onde moram. Ainda que o decreto declare emergência em todo o município, as medidas determinadas na publicação serão executadas nas mais afetadas pelas águas.

A prefeitura de Manaus informou que foram construídas passarelas metálicas para acesso às áreas comerciais do centro de Manaus. Dessa forma, a cheia do rio "não atrapalha o andamento da cidade", inclusive durante a Copa do Mundo. Apesar da situação, a prefeitura explica que se trata de uma situação com qual sabe como lidar. "A cheia não chega a comprometer, temos o expertise nessas situações".

"Nós começamos o trabalho em janeiro e efetivamos em abril com a construção de 2.600 metros de passarelas. Agora as ações serão de atendimento as famílias que podem ser afetadas pela enchente com remoção e doações", explicou Aníbal Gomes, secretário executivo de proteção e Defesa Civil da cidade, que é responsável planejamento e execução das ações do plano de emergência.

Com a situação de emergência, serão promovidas ações de combate aos danos causados pela enchente no prazo de 180 dias, somente nas áreas do município de Manaus comprovadamente afetadas pela cheia.

A Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos (Semasdh), também, passa a ter acesso, mediante assinatura de um termo de aceite, ao Serviço Proteção em Situação de Calamidades Públicas e Emergenciais do Ministério de Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), regulamentado pela portaria MDS nº 90.

Isso que representa acesso ao cofinaciamento federal para assegurar acolhimento imediato, abrigos em alojamentos provisórios, inserção na rede socioassitencial e acesso a benefícios eventuais para famílias atingidas pela cheia.

O cofinanciamento pode ser utilizado para assegurar provisão de ambiente físico, recursos materiais, recursos humanos e trabalho social necessários para o atendimento e abrigo das famílias atingidas pela cheia que terão que abandonar suas casas.

*com informações da assessoria de imprensa

Manaus decreta emergência por causa da cheia do Rio Negro.
Cheia atinge área central da cidade, margeada pelo Rio Negro, cujo nível das águas chegou a 29,19 metros esta semana. Prefeitura garante que cheia não vai atrapalhar o andamento da Copa

Fonte: http://acritica.uol.com.br/
 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir