Categoria Ci�ncia e Sa�de  Noticia Atualizada em 27-05-2014

Americano "para" de comer alimentos naturais
Rob Rhinehart diz que 90% de sua dieta � composta pelo suplemento
Americano
(Foto: Soylent/BBC)

Um americano que alega se alimentar quase exclusivamente de um produto sint�tico que ele mesmo criou e que diz que os alimentos tradicionais s�o obsoletos gerou um debate nos Estados Unidos, enfrentando a ira das pessoas defensoras da alimenta��o natural e org�nica.

Ele alega que seu produto, batizado de Soylent, n�o apenas substitui os alimentos como � superior a eles.

Trata-se de um p� que, ao ser misturado com �gua, resulta num l�quido bege e levemente adocicado. A quantidade recomendada para um m�s (3,5 kg) � vendida a US$ 230 (cerca de R$ 100).

"Ele cont�m todos os nutrientes necess�rios para substituir alimentos de forma eficiente e se tornar uma fonte alimentar padr�o para toda a humanidade que pode ser produzida sem precisar de agricultura", diz Rhinehart � BBC Brasil.

"O alimento natural nem sempre � melhor. Com o tempo, inven��es do homem s�o sempre superiores aos seus correspondentes encontrados na natureza. O Soylent gera menos impacto ambiental que alimentos org�nicos, que exigem grandes quantidades de terra, �gua e pesticidas, al�m de muita m�o de obra. Assim que conseguirmos provar que ele � mais ecologicamente eficiente e sustent�vel, aqueles interessados em preservar o planeta ficar�o muito felizes com o produto."

Mesmo sendo alvo de fortes cr�ticas, Rhinehart acha ser apenas uma quest�o de tempo e da divulga��o de informa��es para que seu produto seja n�o apenas mais aceito entre consumidores �ticos como tamb�m promovido por eles.

Alimento futurista
Engenheiro de software formado pelo Instituto de Tecnologia da Ge�rgia, o inventor diz que sonhava desde crian�a em encontrar algo que eliminasse a necessidade de preparar e consumir alimentos tradicionais.

Ele conta que ficava vendo sua m�e trabalhar duro na cozinha para alimentar a fam�lia de sete pessoas - al�m dela e de Rhinehart, o pai e mais quatro irm�os - e que isso o motivou a refletir sobre uma alternativa.

"Sempre gostei de comer e nunca fui seletivo com o que comia, mas lembro da trabalheira que minha m�e tinha."

Outro motivo que levou o engenheiro a desenvolver o produto � sua cren�a de que comidas convencionais, al�m de n�o serem pr�ticas (por consumirem muito tempo de preparo), s�o primitivas.

Para Rhinehart, precisar de alimentos que v�m da natureza para sobreviver deveria ser algo ultrapassado. "Podemos fazer melhor que isso", afirma.

Mente de engenheiro
Em janeiro de 2013, Rhinehart colocou sua mente de engenheiro para trabalhar a fim de encontrar uma f�rmula que oferecesse o alimento mais otimizado poss�vel para o corpo humano.

Com a colabora��o de Xavier Pi-Sunyer, diretor do departamento de nutri��o humana da Universidade Columbia, ele desenvolveu seu produto, que tem um nome inspirado no filme de fic��o cient�fica "No Mundo de 2020", de 1973 (chamado "Soylent Green" no t�tulo original em ingl�s), em que a alimenta��o � fornecida pelas ind�strias Soylent devido a escassez de recursos naturais.

H� mais de um ano, 90% da dieta de Rhinehart � exclusivamente composta por Soylent.

O engenheiro garante que nunca se sentiu t�o saud�vel e produtivo e, embora �s vezes coma por prazer alimentos como sushi ou churrasco, garante n�o haver motivos para complementar uma dieta composta exclusivamente pelo substituto alimentar.

At� agora, o nicho do produto � formado pelo p�blico jovem masculino ligado em tecnologia e que n�o quer perder mais do que poucos minutos por dia para se alimentar. O slogan do produto � Free Your Body (Liberte seu corpo, numa tradu��o livre).

Inovador?
Apesar do entusiasmo de Rhinehart com sua inven��o, a Sociedade Americana para Nutri��o (ASN) n�o acredita que Soylent seja, de fato, a resposta para uma alimenta��o completa nem algo inovador.

"O Soylent n�o � diferente de produtos comerciais semelhantes que oferecem uma nutri��o completa de forma l�quida", disse Roger Clemens, porta-voz da ASN e professor adjunto de Farmacologia e Ci�ncias Farmac�uticas da Universidade do Sul da Calif�rnia (USC), � BBC Brasil.

"Mas esses produtos t�m vantagens sobre o Soylent. Al�m de contarem com evid�ncia cl�nica de seguran�a e efic�cia, j� foram aceitos pela comunidade m�dica, por �rg�os regulamentadores e pelo p�blico em geral."

Por outro lado, a ASN concorda com o argumento de Rhinehart de que produtos naturais n�o necessariamente s�o melhores ou mais seguros.

A associa��o lembra que enlatados, assim como muitas outras tecnologias modernas, oferecem alimentos seguros e acess�veis que s�o t�o nutritivos quanto aqueles rec�m colhidos da horta.

Antipatia
O Soylent desperta antipatia da parcela crescente da popula��o americana que promove e compra produtos org�nicos em nome de uma uma alimenta��o natural e livre de ingredientes artificiais.

Cerca de 81% das fam�lias americanas dizem comprar alimentos org�nicos ao menos algumas vezes, de acordo com um relat�rio de 2012 da Associa��o de Com�rcio Org�nico (OTA, na sigla em ingl�s).

Esse mercado deve crescer 14% por ano at� 2018, segundo a consultoria Research & Markets.
O m�dico Russell Saunders, colunista de sa�de dos sites de not�cia Daily Beast e Ordinary Times, diz que n�o recomendaria Soylent para seus pacientes nem trocaria um bom peda�o de bacon por um copo da bebida.

Saunders diz que, assim como muitos cientistas, teme que Rhinehart esteja inventando seus dados conforme desenvolve o produto e que o inventor n�o saiba "que est� fazendo".
As cr�ticas mais ferozes v�m dos defensores de alimentos org�nicos e naturais.

Diz o site PricePlow, especializado em suplementos alimentares: "Em 30 anos, vamos estar morrendo de rir desse produto, ainda mais do que rimos hoje. Esses idiotas [do Soylent] v�o prejudicar a sa�de deles e a dos outros. Se voc� acha muito dif�cil fazer comida, � porque est� fazendo errado".

Dedicado a promover "um estilo de vida mais humano", o site Rapture declarou que o Soylent � a "bebida mais odiada na internet".

� comum que Rhinehart receba mensagens de pessoas declarando seu �dio ao produto. "Dizem esperar que o Soylent me cause c�ncer", diz o inventor.

Nutri��o ideal?
Rhinehart garante que o produto � mais barato que alimentos tradicionais, al�m de ser uma fonte de nutri��o ideal.

Um dos seus objetivos � que o Soylent seja consumido em pa�ses em desenvolvimento, beneficiando popula��es menos privilegiadas. Mas a comunidade de nutricionistas n�o assina embaixo dessas afirma��es e promessas.

"Ainda n�o h� uma defini��o de nutri��o ideal. Os novos estudos t�m mostrado que isso varia bastante entre cada indiv�duo. A idade e a fase da vida em que a pessoa se encontram impactam bastante as necessidades nutricionais", diz Clemens, da ASN.

Outra desvantagem do produto, segundo o especialista, � que ele elimina a mastiga��o, um aspecto importante da satisfa��o alimentar e da disponibilidade de nutrientes j� que a capacidade de mastigar alimentos est� associada a uma melhor qualidade de vida e sa�de.

Ainda de acordo com Clemens, a distribui��o de produtos como Soylent em pa�ses em desenvolvimento enfrenta desafios log�sticos, como acesso a �gua pot�vel, al�m de obst�culos relacionados � regulamenta��o, cultura e tradi��o locais.

Americano "para" de comer alimentos naturais e gera debate sobre futuro da nutri��o
O inventor Rob Rhinehart diz que seu produto � fonte ideal de nutrientes e que alimentos naturais est�o obsoletos.

Fonte:

Acesse o G1

 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir