Categoria Geral  Noticia Atualizada em 01-06-2014

Soldado americano capturado em 2009 foi trocado por cinco
Bowe Bergdahl, num v�deo divulgado poucos meses depois do in�cio do cativeiro
Soldado americano capturado em 2009 foi trocado por cinco
AFP

Um sargento norte-americano detido durante quase cinco anos no Afeganist�o, que se saiba o �nico militar dos EUA que estava sequestrado naquele pa�s, foi trocado este s�bado por cinco destacados dirigentes taliban afeg�os que estavam na pris�o de Guant�namo, ap�s meses de negocia��es indirectas mediadas pelo Qatar.

A not�cia da liberta��o de Bowe Bergdahl, actualmente com 28 anos, foi confirmada este s�bado pelo pr�prio Presidente dos Estados Unidos, Barack Obama. "Hoje o povo americano est� contente por poder em breve ter de volta a casa o sargento o Bowe Bergdahl, que esteve cativo durante quase cinco anos", informou o Presidente num comunicado em que agradece ao emir do Qatar a sua colabora��o, bem como a do Governo afeg�o.

Minutos mais tarde, o secret�rio americano da Defesa, Chuck Hagel, anunciou a liberta��o de cinco prisioneiros de Guant�namo, embora n�o tenha estabelecido uma rela��o directa entre os dois casos.

Bowe Bergdahl, natural do Idaho, foi capturado em circunst�ncias desconhecidas no exterior da sua base, a 30 de Junho de 2009, dois meses depois de ter chegado ao Afeganist�o. Ao longo do tempo, os taliban divulgaram diversos v�deos provando que estava vivo. As informa��es divulgadas indicam que est� bem de sa�de e que andava pelo seu p� quando os militares norte-americanos o recolheram.

Respons�veis norte-americanos ouvidos pelo Washington Post explicaram que o acordo de liberta��o do militar norte-americano envolveu a entrega de cinco taliban transferidos de Guant�namo para o Qatar. Neste estado do golfo P�rsico, ficam sujeitos a restri��es de movimentos ditadas por raz�es de seguran�a, incluindo a proibi��o de viajarem durante um ano, explicou o New York Times.

Os taliban envolvidos na negocia��o tiveram, todos eles, pap�is de destaque, de acordo com informa��es divulgadas pela BBC. Sobre alguns reca�am acusa��es de crimes graves. Tr�s deles ocuparam cargos ministeriais: Mohammad Fazl, que ocupou a pasta de vice-ministro da Defesa e foi acusado da morte de milhares de mu�ulmanos xiitas; Khirullah Khairkhwa, ex-ministro do Interior e governador de Herat, que alegadamente tinha rela��es directas com Osama bin Laden; e Abdul Haq Wasiq, vice-ministro das Informa��es, a quem � atribu�da import�ncia na forma��o de alian�as com outros grupos fundamentalistas isl�micos para combater for�as dos EUA e da coliga��o internacional.

Os outros dois s�o: Mullah Norullah Noori, que foi comandante militar e governador e era acusado de envolvimento e mortes de xiitas isl�micos, e Mohammad Nabi Omari, que desempenhou diferente fun��es de lideran�a, entre as quais a de chefe da seguran�a, e alegadamente esteve envolvido em ataques contra for�as internacionais.

For�as especiais dos Estados Unidos recolheram Bergdahl numa troca de prisioneiros em lugar n�o identificado no leste do Afeganist�o. O militar estaria nas m�os da rede Haqqani, um fac��o taliban. Fonte da Defesa dos EUA n�o identificada contou ao Post que, j� a bordo do helic�ptero em que foi transportado, o sargento escreveu num prato de papel "SF?", questionando os militares que o levavam se pertenciam �s for�as especiais. "Sim", respondeu um deles. "H� muito tempo que andamos � tua procura." Bergdahl irrompeu em l�grimas.

Obama prometeu na ter�a-feira manter no Afeganist�o 9800 soldados depois de 2014, desde que o pr�ximo Presidente afeg�o assine o tratado bilateral de seguran�a entre os dois pa�ses. Actualmente h� 32 mil militares norte-americanos no pa�s.

Este s�bado, pelo menos 14 civis, entre as quais sete mulheres, foram mortas no leste do Afeganist�o, na explos�o de uma bomba artesanal, � passagem de ve�culos. As v�timas regressavam de um casamento na prov�ncia de Ghazni. O atentado n�o foi reinvindicado. Um ataque a�reo de for�as paquistanesas contra talibans, no �mbito de uma ofensiva lan�ada a 22 de Maio, matou tamb�m quatro civis.

Soldado americano capturado em 2009 foi trocado por cinco taliban detidos em Guant�namo
Bowe Bergdahl estava sequestrado desde Junho de 2009. Os taliban foram transferidos para o Qatar.



Fonte: http://www.publico.pt/
 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir