Categoria Geral  Noticia Atualizada em 02-06-2014

BRT Transcarioca, no Rio, tem sua primeira viagem oficial
Barra-Tanque � a primeira das sete linhas da Transcarioca a funcionar. Aposentada levou 10 minutos para fazer trajeto que demorava meia hora.
BRT Transcarioca, no Rio, tem sua primeira viagem oficial
Foto: g1.globo.com

A primeira das sete linhas do BRT Transcarioca come�ou a funcionar nesta segunda-feira (2), fazendo o trajeto entre os bairros Barra da Tijuca e Tanque, ambos na Zona Oeste. Os primeiros passageiros a utilizar o servi�o elogiaram, principalmente, a qualidade dos �nibus, a gentileza dos motoristas e a redu��o no tempo de percurso. Na estreia da linha, os �nibus circularam com poucos passageiros.

O estudante de medicina Paulo Henrique Dias Lopes, 27 anos, disse que saiu de casa na manh� desta segunda-feira apenas para conhecer o novo corredor expresso.
"Eu vi as melhorias que a Transoeste promoveu e estava ansioso para conhecer a Transcarioca. Sinto a dificuldade que � n�o ter um transporte bom, como da Barra ao Centro. O BRT mostra que � eficaz por onde de passa. Mas acho que ele � complementar. O que vai melhorar mesmo a Barra � o metr�", disse Paulo.

O G1 embarcou com o estudante no segundo �nibus do BRT Transcarioca a circular. O coletivo saiu do Terminal Alvorada, na Barra, �s 10h16 e chegou ao Terminal Tanque, destino final da viagem, �s 10h59. Foram 43 minutos para percorrer 15 km, parando em 19 esta��es. "Eu havia calculado uns 45 minutos de trajeto. Foi melhor do que imaginei", disse Paulo Henrique.

A promessa da prefeitura � que a Transcarioca � reduza em at� 60% o tempo de trajeto.
A aposentada Bernadete Soares de Oliveira, de 78 anos, demorou apenas 10 minutos entre as esta��es Vila Sap� e Taquara. Segundo ela, o percurso costuma levar, em m�dia, meia hora. Ou seja, o tempo de viagem foi reduzido em 66%.

"Todo mundo espera o melhor com essa obra porque o ruim a gente viveu esse tempo todo que passou. Tomara que os v�ndalos preservem isso tudo", disse Bernadete depois de elogiar a estrutura das esta��es e o conforto do ve�culo que, segundo ela, � silencioso e equipado com ar-condicionado.

No Terminal Tanque, o estudante Mauro Leal Borges, 24, se dizia satisfeito por ter sido o primeiro passageiro a embarcar no BRT Transcarioca. Ele contou que trabalha como cobrador de van e foi dispensado de trabalhar nesta segunda-feira e decidiu conferir o novo corredor expresso do Rio.

"Eu j� estou acostumado com o BRT. A maior vantagem dele � ser r�pido e seguro. A principal diferen�a da Transoeste para a Transcarioca que vi � a qualidade dos �nibus, super modernos, e a capacita��o dos motoristas, que s�o muito bem treinados e educados", disse Mauro, que mora em Santa Cruz e usa o BRT Transoeste com regularidade at� o Terminal Alvorada.

Depois de conduzir �nibus convencionais por 13 anos, o motorista Andr� Paulo de Oliveira, 33 anos, se disse satisfeito por conduzir agora um BRT. "� um equipamento muito mais seguro, sem contar o conforto e a qualidade das pistas. A maior vantagem mesmo � para os passageiros, que n�o v�o mais sofrer com os congestionamentos", disse.

Segundo Andr�, o principal destaque do treinamento pelo qual passou durante quatro meses foi o foco na seguran�a de passageiros e pedestres. "Como � um ve�culo silencioso e r�pido, que vai atravessar a pista ainda n�o est� acostumado, por isso nossa aten��o tem de ser redobrada", destacou.

Nas esta��es entre os terminais Alvorada e Tanque havia agentes de tr�nsito monitorando e orientando os pontos de travessia de pedestres e ve�culos pela pista da Transcarioca. Sinaliza��o com placas e faixas alertavam para os riscos da travessia indevida. Ainda assim, no decorrer da via havia pessoas caminhando e at� pedalando pela pista do BRT.

Conscientiza��o

Segundo o secret�rio de Transportes, Alexandre Sans�o, a��es de conscientiza��o s�o desenvolvidas para evitar que perdestes usem a via indevidamente. "Agora que o BRT come�ou a circular com intervalos de 5 minutos entre cada partida, as pessoas ir�o se acostumar mais facilmente e compreender que o lugar de pedestre � na cal�ada", disse.

Nos terminais, funcion�rios com identifica��o distribu�am panfletos informativos sobre o BRT, que vai ter sua total implanta��o desenvolvida de forma gradual. Ao todo, 12 linhas de �nibus convencionais ser�o extintas, duas novas criadas e 36 ter�o itiner�rio alterado quando entrarem em opera��o as sete linhas BRT da Transcarioca. Essa mudan�a representar� a redu��o de quase 500 �nibus da frota convencional em circula��o.

Ajustes

O secret�rio Alexandre Sans�o afirmou que ajustes ainda est�o sendo feitos para a plena opera��o do BRT Transcarioca. Segundo ele, este � motivo para que o hor�rio de circula��o desta primeira linha seja entre 10h e 15h.

Os auto-falantes nas esta��es ainda n�o funcionam. O sistema sonoro dos �nibus ainda n�o informam a pr�xima esta��o de parada, o que deixou alguns passageiros confusos, j� que o trajeto � novo.

Em algumas esta��es, como na Divina Provid�ncia, as portas se abriam mesmo sem a chegada do �nibus. Problema semelhante acontecia na esta��o Curicica.
Os televisores que informam o tempo de espera pelo BRT nas esta��es tamb�m n�o operavam plenamente. Na esta��o da Taquara, apenas um dos trajetos da linha era indicado.

Fonte: g1.globo.com
 
Por:  Maratimba.com    |      Imprimir