Categoria Policia  Noticia Atualizada em 02-06-2014

Policiamento segue reforçado após troca de tiros e morte na Rocinha, Rio
Tiroteio entre suspeitos e PMs deixou 2 feridos e um morto no sábado (31). Vídeo mostra comemoração de policial após ação; Polícia Civil investiga.
Policiamento segue reforçado após troca de tiros e morte na Rocinha, Rio
Foto: g1.globo.com

O policiamento segue reforçado na manhã desta segunda-feira (2) na Rocinha, Zona Sul, depois dos confrontos e das trocas de tiros no fim de semana. Como mostrou o Bom Dia Rio, um homem morreu e outras duas pessoas ficaram feridas na noite de sábado (31), no alto do morro, depois que policiais da UPP trocaram tiros com criminosos armados. A Polícia Civil informou que as armas dos policiais foram apreendidas e passarão por uma perícia.

Segundo informações da PM, policiais faziam patrulhamento na comunidade quando se depararam com um grupo armado na localidade conhecida como Beco 99, dando início a troca de tiros. Após o primeiro confronto, tiros foram ouvidos em outros pontos da comunidade. Uma ação de varredura foi realizada no início da noite e a região recebia o apoio de agentes de outras UPPs, do Grupamento de Intervenções Táticas (GIT) das UPPs, do Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope) e de policiais do 23ª BPM.

Durante o tiroteio, Josiel Rafael da Silva, de 43 anos, foi atigindo e já chegou morto ao Hospital Miguel Couto, no Leblon, segundo a Secretaria Municipal de Saúde. Os policiais disseram que apreenderam uma submetralhadora com Josiel e que ele já tinha sido preso por tráfico de drogas.

As outras duas pessoas feridas durante o confronto também foram atendidas no Miguel Couto. Jefferson de Oliveira, de 20 anos, foi atingido de raspão nas costas e já havia recebido alta na manhã desta segunda. Iolanda Soares Ferreira da Silva, de 42 anos, foi baleada no pé esquerdo e continua internada. De acordo com a Secretaria municipal de Saúde, o estado de saúde dela era estável.

PM comemora

Um vídeo publicado pelo Jornal O Extra mostra um policial comemorando logo depois que Josiel foi atingido, como mostrou o Fantástico deste domingo. As imagens mostram a vítima, que não esboça nenhuma reação, com um ferimento nas costas. Durante a ação, um policial mostra satisfação e comemora o resultado e outro agente afirma que atirou em uma mulher.
Outro vídeo recebido Via Vc no G1 mostra quatro policiais carregando o homem em um pano azul até o carro. Minutos depois, os PMs deixam o local e são hostilizados por moradores.
Segundo a Coordenação de Polícia Pacificadora, os policiais que participaram do confronto disseram que socorreram Josiel porque não tinham condições de saber se ele ainda estava vivo.

A delegada titular da unidade, Monique Vidal, confirmou que Josiel tinha passagens pela polícia por tráfico de drogas. Já Jefferson tinha registro na polícia por porte de drogas.

Confrontos recentes

Uma pessoa morreu e outra ficou ferida gravemente após intensa troca de tiros na noite do dia 1º de maio na comunidade da Rocinha.

Em abril, um PM foi baleado na perna enquanto percorria a comunidade. O confronto aconteceu no mesmo dia em que o traficante Luís Carlos Jesus da Silva, conhecido como Djalma da Rocinha, foi preso em operação da Polícia Civil. De acordo com a corporação, ele comandava o tráfico de drogas na Rocinha desde a prisão de Nem. Djalma teria inclusive ordenado o ataque à Unidade de Polícia Pacificadora em fevereiro.

Em março, um carro da PM foi atacado por criminosos. Câmeras de segurança flagraram criminosos armados circulando nas ruas da comunidade. Também no início do ano, um confronto entre policiais e traficantes deixou quatro policiais feridos, entre eles o comandante das UPPs, coronel Frederico Caldas, e a comandante da UPP da Rocinha, Major Priscilla Azevedo. Na ocasião, o tráfego no túnel Zuzu Angel chegou a ser completamente interditado. Um suspeito morreu e outro ficou ferido.

Fonte: g1.globo.com
 
Por:  Maratimba.com    |      Imprimir