Categoria Policia  Noticia Atualizada em 02-06-2014

Após dois dias, "pivô" da Operação Ararath é preso novamente
o ex-secretário de Fazenda de Mato Grosso Éder Moraes, acusado de ser o grande articulador do esquema de lavagem de dinheiro
Após dois dias,
www.olhardireto.com.br

Keka Werneck

o ex-secretário de Fazenda de Mato Grosso Éder Moraes, acusado de ser o grande articulador do esquema de lavagem de dinheiro e crimes contra o sistema financeiro revelado pelas investigações da Operação Ararath, ficou dois dias em liberdade e acabou sendo preso novamente pela Polícia Federal, na noite de domingo, em um hotel em Brasília. Ele deve ser encaminhado ainda nesta segunda-feira ao Complexo Penitenciário da Papuda. Um dos advogados dele, Fábio Lessa, não quis comentar a prisão. "Ainda não estou informado", resumiu.

Moraes, que foi preso no dia 20 de maio, durante cumprimento de mais de 70 mandados de busca e apreensão e de prisão, havia sido solto às 3 horas da última sexta-feira. Atendendo à solicitação da defesa do ex-secretário, o Supremo Tribunal Federal (STF) revogou a prisão dele. Porém o juiz Jeferson Schneider, da 5ª Vara Federal de Cuiabá, também havia entendido que ele deveria ficar retido e essa decisão ainda está em vigência. Schineider é o juiz que derrubou o sigilo na Ararath.

Éder Moraes, conforme as investigações da Polícia Federal, convencia políticos de Mato Grosso a pegar vultuosos financiamentos para garantir, principalmente, milionárias campanhas eleitorais. Os financiamentos eram feitos no BicBanco, em favor das empresas de Gércio Mendonça Júnior, Global Fomento e Amazônia Petróleo. Mendonça Júnior foi preso na primeira fase da Ararath e obteve o benefício da delação premiada. Por isso, a Polícia Federal chegou a acusados de alto escalão, como Éder e o deputado José Riva (PSD), que foi preso, mas já está respondendo processo em liberdade. Riva alegou que tem sido perseguido pelo Ministério Público Federal. O superintendente do BicBanco em Mato Grosso, Luiz Carlos Cuzziol, também foi preso e solto.

Após dois dias, "pivô" da Operação Ararath é preso novamente


Fonte: http://noticias.terra.com.br/
 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir