Categoria Economia  Noticia Atualizada em 02-06-2014

Exportação de petróleo do Brasil salta no ano
Exploração de petróleo: porém, a taxa de importação ainda é maior
Exportação de petróleo do Brasil salta no ano
Getty Images

São Paulo - As exportações brasileiras de petróleo cresceram quase 20 por cento entre janeiro e maio deste ano na comparação com 2013, para o equivalente a 5,4 bilhões de dólares, de acordo com dados da Secretaria de Comércio Exterior (Secex) divulgados nesta segunda-feira.

Mas esse montante ainda fica atrás do total das importações da commodity, que somaram 5,72 bilhões de dólares no acumulado do ano até maio, uma queda de cerca de 10 por cento na mesma comparação.

O aumento das exportações e a queda nas importações ocorre com um ligeiro aumento da produção da Petrobras, além do crescimento da produção de petroleiras estrangeiras neste ano.

Em maio, as exportações de petróleo somaram 2,247 milhões de toneladas, aumento de quase 30 por cento na comparação com o mesmo mês do ano passado, segundo a Secex.

Se o Brasil reduz o déficit comercial do petróleo, as importações de derivados de petróleo ainda são expressivas, embora também tenham registrado queda no acumulado do ano.

As importações de combustíveis e lubrificantes somaram 9,97 bilhões de dólares de janeiro a maio, queda de 17,7 por cento.

As importações de petróleo e derivados têm afetado de forma mais importante o saldo da balança brasileira desde o ano passado.

Exportação de petróleo do Brasil salta no ano
As exportações brasileiras de petróleo cresceram quase 20 por cento entre janeiro e maio

Fonte: http://exame.abril.com.br/
 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir