Categoria Policia  Noticia Atualizada em 05-06-2014

Polícia busca homem armado que matou três policiais no Canadá
Jovem teria aberto fogo na cidade de Moncton, no litoral leste do país. Polícia solicitou aos moradores da região que não saiam às ruas.
Polícia busca homem armado que matou três policiais no Canadá
Foto: g1.globo.com

Dezenas de policiais faziam buscas na madrugada desta quinta-feira (5) nas florestas de Moncton, na província canadense de Novo Brunswick, à procura de um homem armado que matou em um ataque em plena rua três policiais e feriu outros dois.
Os moradores foram instruídos a permanecer dentro de casa enquanto a polícia busca Justin Bourque, de 24 anos, o suposto atirador, descrito como "armado e perigoso".

"Permaneçam em suas casas, permaneçam a salvo. Se não puderem chegar em casa, se dirijam para a de algum familiar ou amigo e permaneçam ali até novo aviso", declarou George Leblanc, prefeito de Moncton, a maior cidade de Novo Brunswick.
Além disso, pediu que respeitem as indicações da polícia, que trabalha "em condições extremamente difíceis".

A Real Polícia Montada do Canadá (RPMC) aconselhou os moradores a permanecer dentro de casa e a trancar as portas.
A RPMC, que divulgou uma fotografia do suspeito vestindo roupas militares e carregando dois fuzis, acredita que Bourque encontra-se em uma área florestal do norte de Moncton.
Com estas armas Bourque enfrentou a polícia na noite de quarta-feira em uma rua da cidade, matando três policiais e ferindo outros dois.

O estado dos policiais feridos era estável, segundo Dhany Charest, neurocirurgião do hospital desta cidade de 70 mil habitantes.
No início, a RPMC havia informado que uma terceira pessoa havia ficado ferida e estava internada, mas depois indicou que se tratava de um incidente não relacionado.

Circunstâncias pouco claras

Na que parece ser sua página do Facebook, o suspeito publicou trechos da música "Hook in mouth", do Megadeth, uma banda de heavy metal americana, pouco antes do tiroteio.

No refrão da canção, dá um significado a cada uma das letras que formam a palavra "freedom" (liberdade), para depois dizer: "isso se soletra FREEDOM, não significa nada para mim".

As circunstâncias do tiroteio não estavam claras. Os meios de comunicação locais declararam que Bourque abriu fogo a sangue frio em uma zona residencial da cidade.
O porta-voz da RPMC, Damien Theriault, declarou que as autoridades queriam terminar o quanto antes com a caça do suspeito, mas não forneceu detalhes do incidente.
Imagens exibidas na televisão na noite de quarta-feira mostraram policiais com as armas em punho se escondendo atrás de carros enquanto cercavam uma área florestal onde o suspeito poderia ter se refugiado.

O Canadá se orgulha de ser um país com escassa violência por armas de fogo, em contraste com os incidentes que ocorrem regularmente no vizinho Estados Unidos.
O prefeito Leblanc manifestou as mais sinceras condolências aos familiares dos policiais falecidos, assim como aos seus colegas.

"Sua coragem, sua ação nesta noite, ficarão gravadas em nossa memória", disse.
O ministro federal de Segurança Pública, Steven Blaney, declarou-se "abalado pela tragédia de Moncton", enquanto o primeiro-ministro de Novo Brunswich, David Alward, afirmou estar "alarmado e triste".

Fonte: g1.globo.com
 
Por:  Maratimba.com    |      Imprimir